O Grupo Riopae acaba de desenvolver um programa para democratizar o desenvolvimento profissional em todos os níveis hierárquicos. O "Passaporte do Conhecimento" surge em um mercado onde a retenção de talentos e a qualificação profissional são desafios constantes.
Apesar da queda registrada este ano (-1%), a escassez de talentos segue em altos níveis (74%), impactando três em cada quatro empresas em todo o mundo, como mostra a "Pesquisa de Escassez de Talentos 2025". A publicação da ManpowerGroup ressalta que a situação no Brasil permanece alarmante (81%), o que traz à tona a necessidade de avanços na capacitação profissional e um maior alinhamento entre as demandas do mercado e o sistema educacional.
"Nesse panorama, o Grupo Riopae, que atua há mais de 57 anos no segmento do luto, busca reafirmar seu compromisso com o capital humano investindo em educação", afirma Vinícius Chaves de Mello, CEO do Grupo Riopae.
Recentemente, o Grupo Riopae conquistou a certificação Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar. Além disso, transformou a capacitação interna em um pilar estratégico através de cursos gratuitos e iniciativas de gamificação.
De acordo com Mello, o objetivo central do programa é reforçar o compromisso social da marca, começando de dentro para fora. "A Riopae entende que o crescimento da empresa é consequência direta do desenvolvimento de seus colaboradores".
A empresa está disponibilizando uma grade diversificada de cursos que atendem a todos os setores do grupo, desde áreas administrativas e comerciais até as operacionais.
Mello destaca que o Grupo Riopae criou o Passaporte do Conhecimento para engajar as equipes e tornar o aprendizado uma jornada estimulante. "A iniciativa funciona como um incentivo direto à qualificação: ao completar trilhas de aprendizado e finalizar o passaporte com os cursos propostos, o colaborador não apenas ganha novas habilidades, mas é formalmente reconhecido e premiado pela empresa", explica.
A iniciativa abrange temas técnicos e comportamentais (soft skills), buscando garantir que colaboradores de diferentes níveis de escolaridade e funções tenham oportunidades iguais de aprimoramento.
"Com isso, o Grupo Riopae deseja melhorar a qualidade do serviço prestado aos seus associados e cumprir seu papel social de formar profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho", frisa.
O CEO do Grupo Riopae também destaca que a oferta de capacitação gratuita pode contribuir para a retenção de talentos. "Esse cuidado tem potencial de refletir os valores que buscamos em certificações como o GPTW: tratar as pessoas com respeito e oferecer oportunidades justas de crescimento. Quem se sente valorizado, fica e constrói o futuro conosco", afirma.
Para mais informações, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home
Negócios CYMA estrutura caminhos de viabilização para ampliar valor de ativos urbanos
Negócios Varejo de vestuário projeta crescimento mesmo com desafios
Negócios CYMA amplia atuação em ativos urbanos com vocação latente
Negócios Acesso a serviços saúde deve ser estratégico após os 50 anos
Negócios Brasileiro integra iniciativas da ONU nos Estados Unidos
Negócios Quem responde por problemas em reformas condominiais Mín. 17° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 23°
ChuvaMín. 17° Máx. 29°
Chuva