A chegada do verão, que começa oficialmente no fim de dezembro, deve marcar um período de aquecimento para bares e restaurantes em todo o país. Especialistas do clima indicam, inclusive, que o verão 2024/2025 tende a registrar temperaturas acima da média, com possíveis veranicos e ondas de calor, fatores que estimulam o consumo em estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar.
Além disso, indicadores recentes do turismo e do transporte aéreo, aliados à expectativa positiva dos empreendedores, reforçam a perspectiva de maior movimento nos bares e restaurantes ao longo da estação.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços, o índice de atividades turísticas cresceu 0,8% em outubro na comparação com setembro, já com ajuste sazonal. Este foi o terceiro resultado positivo consecutivo, período em que o segmento acumulou alta de 2,1%, sinalizando uma retomada consistente da demanda ligada ao turismo.
Outro dado que aponta para o aumento da movimentação de pessoas durante o verão é o levantamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo a ANAC, mais de 9 milhões de passageiros utilizaram voos domésticos em outubro, o maior volume já registrado para o mês desde o início da série histórica, em janeiro de 2000.
Esses números, aliados a fatores como o período de férias e o pagamento do 13º salário, desenham um cenário favorável de maior circulação de pessoas e, consequentemente, de aumento do consumo em bares e restaurantes. Pesquisa recente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) indica que 81% dos empreendedores do setor esperam faturar mais no final de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Chegada do verão reforça otimismo entre empreendedores
A empresária Débora Souza de Almeida, proprietária do restaurante Mariposa de Vilas, em Lauro de Freitas (BA), afirma que a chegada do verão traz expectativas bastante positivas para o negócio. Segundo ela, após meses de chuvas atípicas entre outubro e novembro na região, o início oficial da estação mais quente do ano também marca o período de maior faturamento para o setor.
"Estamos muito otimistas com a chegada do verão. Para nós, é tradicionalmente a melhor época do ano, tanto pelo aumento do consumo quanto pela chegada de turistas. Aqui em Lauro de Freitas, recebemos muitas pessoas do Sul e do Sudeste, que vêm visitar familiares que trabalham no polo industrial e em montadoras da região", explica.
A empresária estima um crescimento de cerca de 15% no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. Ela destaca ainda que o pagamento do 13º salário e o aumento das confraternizações de fim de ano impulsionam a demanda. "Esse é um mês com muitos eventos, e investimos em ações comerciais mais agressivas, com pacotes e promoções para atrair esse público. A data do pagamento da última parcela do 13º também é muito aguardada por nós", completa.
Com a chegada do verão e a intensificação das viagens pelo país, o setor de alimentação fora do lar projeta um aumento no movimento nos próximos meses. José Eduardo Camargo, líder de Conteúdo da Abrasel, destaca o impacto positivo da sazonalidade e do turismo para bares e restaurantes.
"O verão tradicionalmente é um período de maior fluxo de consumidores, especialmente em destinos turísticos. Com o crescimento do turismo interno e também do turismo estrangeiro, a expectativa é de mais movimento nos bares e restaurantes, o que pode ajudar a recompor receitas e gerar novas oportunidades para o setor", avalia.
Ele reforça que, para proporcionar uma experiência completa ao consumidor e incentivar o retorno, é fundamental que os empreendedores estejam preparados para o aumento da demanda e invistam na capacitação das equipes.
"O aumento do movimento só se converte em fidelização quando vem acompanhado de decisões estratégicas. Planejamento, organização da operação e investimento na qualificação dos funcionários são fundamentais para aproveitar o potencial do verão e fortalecer a relação com o consumidor no médio e longo prazo", finaliza.
Negócios Previsão orçamentária 2026 exige atenção e planejamento
Negócios Nova Lei de Licitações impulsiona avanço do seguro garantia no país
Negócios Alta de 25,1% nos leilões de imóveis marca 2025 no Brasil
Negócios Grupo Colina dos Ipês lança plano funerário para animais de estimação
Negócios AmorSaúde reúne franqueados em congresso nacional
Negócios InfinitePay lança Retrospectiva 2025 no app Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 31°
Chuvas esparsas