Itaquaquecetuba inaugurou nesta terça (23) o Instituto de Nefrologia, localizado na praça Nove de Julho, 27, no Centro. A unidade, ligada à Plena Saúde, conta com 22 máquinas de hemodiálise, cada uma capaz de atender até três pacientes por turno, totalizando entre 120 e 130 atendimentos mensais.
Atendimento e expansão
Nesta fase inicial, o instituto atende apenas os conveniados da Plena Saúde. Nos próximos meses, a expectativa é de que a unidade seja credenciada junto ao Ministério da Saúde, por meio do programa FAEC (Fundo de Ações Estratégicas e Compensação), passando a atender também pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida permitirá acompanhar gratuitamente cerca de 250 pacientes que hoje precisam se deslocar para outras cidades.
“A inauguração representa o início de um processo que vai trazer um ganho enorme para a cidade. A partir de agora, o instituto entra em fase de habilitação e, em seguida, vai solicitar expansão junto ao Governo Federal. Queremos zerar a fila de hemodiálise.” — Gabriel Rocha, secretário de Saúde e de Assistência Social.
“É uma conquista para Itaquá. Estamos passando por todos os trâmites legais para que o atendimento pelo SUS seja realidade o quanto antes. Isso vai dar mais qualidade de vida para os pacientes. Quem precisava ir pra outras cidades, não vai mais precisar.” — prefeito Eduardo Boigues.
“Acabamos de entregar a nova UBS+ Centro e agora apresentamos esse instituto, que em breve vai atender pacientes do SUS. Esse tem sido o mandato da saúde, como prometido, e só estamos começando.” — Marcello Barbosa, secretário de Governo.
Por que importa
A chegada do Instituto de Nefrologia representa um marco para a saúde de Itaquaquecetuba. Com a futura habilitação no SUS, a cidade poderá zerar a fila de hemodiálise, evitando deslocamentos e ampliando a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos.