O início de um novo ano costuma trazer reflexões sobre escolhas, resultados e expectativas. Essa avaliação acontece em diversos âmbitos, com a sustentabilidade ganhando cada vez mais espaço e relevância. Mas as visões sobre um futuro mais ecológico, bem como os hábitos e metas pessoais para construir um ambiente mais harmonioso com a natureza, parecem ser diferentes entre mulheres e homens.
Uma pesquisa da Descarbonize Soluções, empresa especializada em energia solar e sustentabilidade, revelou que as mulheres estão mais decididas a transformar seu cotidiano rumo a uma vida sustentável. Quando perguntadas se pretendem mudar algum hábito em 2026 para viver de maneira mais consciente, 52% das mulheres afirmaram já terem planos concretos, enquanto, entre os homens, esse índice cai para 43%.
Essa diferença de postura aparece também na forma como cada grupo percebe os riscos climáticos. Enquanto 61% das mulheres acreditam que, nos próximos 20 anos, o planeta enfrentará desastres naturais frequentes e graves, esse número é de 51% entre os homens. A percepção sobre escassez futura também se diferencia: 59% das mulheres esperam maior falta de água, energia e alimentos, contra 42% dos homens (uma diferença de 17 pontos percentuais).
Milena Andrade, gerente de marketing da Descarbonize Soluções, fala sobre a relação da mulher com a percepção dos riscos climáticos: "As mulheres têm ocupado lugares que, há alguns anos, eram simplesmente inimagináveis na sociedade. Mas, ainda assim, mantêm um de seus grandes papéis — o do cuidado. São elas que, prioritariamente, tomam conta da família e da gestão doméstica, enquanto buscam a independência financeira e oportunidades no mercado. Não é à toa que muitos lares hoje são administrados puramente por mulheres", diz.
Para Náchila Santos, CEO de Estratégias do Grupo EcoPower Eficiência Energética, a sensibilidade feminina aumenta a percepção do cotidiano e impulsiona a tomada de decisão mais austera: "A mulher naturalmente tem uma sensibilidade maior que o homem. Essa sensibilidade acelera tomadas de decisão que buscam harmonizar da melhor forma seus relacionamentos, seja na família, em seus ciclos de amizades, também no trabalho e por consequência, o meio ambiente".
A pesquisa da Descarbonize aponta que 36,6% dos entrevistados veem a atuação das empresas apenas como básica ou de iniciativas pontuais. Outros 23,6% afirmaram que as empresas foram mais engajadas de fato e 17,8% disseram que as empresas não tiveram compromisso real. Foram entrevistadas 500 pessoas de todos os estados do país, incluindo mulheres e homens com idade a partir de 18 anos e de todas as classes sociais.
Ao analisar a pesquisa, Náchila afirma que respeita a opinião de todos, mas que a generalização não deve ser termômetro para formulação de conceitos: "É um número considerável. Foram 500 pessoas de todo o território brasileiro, mas devemos levar em consideração qual a forma de relacionamento que cada entrevistado tem com as empresas. Ao serem questionados, eles se basearam na forma que interagem com as empresas e isso é muito subjetivo e pode interferir na resposta. Mas, claro, em hipótese alguma pode ser descartado".
Náchila aponta ainda a forma de trabalho da EcoPower que, desde sua fundação em 2013, recebeu o Selo Verde e já homologou mais de 85 mil projetos de energia solar por todo o Brasil: "É interessante trazermos essa perspectiva do relacionamento das pessoas com as empresas ao apontarem se acreditam ou não no compromisso sustentável delas. A EcoPower nasceu, primordialmente, trabalhando com o solar. A energia que o sol proporciona é limpa, renovável e transforma o meio ambiente pela redução da emissão de gases de efeito estufa. E hoje temos orgulho de integrarmos o Pacto Global da ONU. Empresas de 77 países que assumiram o compromisso com a sustentabilidade". A CEO conclui: "Quem nos conhece afirma, categoricamente, que somos uma empresa sustentável".
Estilo de Vida Cirurgião de Florianópolis explica técnica de sutiã interno
Estilo de Vida Ciência contesta ideia de que traumas fortalecem
Entretenimento Mestres das artes integram panorama nacional da produção cultural
Estilo de Vida Janeiro Branco revela lacunas no cuidado de superdotados
Estilo de Vida Gabriella Fernandes encerra 2025 entre as principais atletas do Jiu-Jitsu
Estilo de Vida Cozinha integrada às áreas sociais cresce em reformas no BR Mín. 17° Máx. 31°
Mín. 16° Máx. 23°
ChuvaMín. 17° Máx. 29°
Chuva