Itaquaquecetuba Escola bilíngue

Escola bilíngue de Itaquá é destaque em e-book nacional sobre educação inclusiva

EMEBS Charles Michel de L’Épée compartilha boas práticas no ensino para surdos

15/10/2025 21h15
Por: Redação
 Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação - PMI
Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação - PMI

A EMEBS Charles Michel de L’Épée, escola referência em educação bilíngue para surdos em Itaquaquecetuba, foi convidada a participar da produção do e-book “Retratos de uma educação com surdos”, publicação organizada pelo projeto Casa Libras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio do Ministério da Educação (MEC).

O material reúne experiências bem-sucedidas de escolas de todo o Brasil que promovem a inclusão por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), reforçando o compromisso com uma educação pública acessível e de qualidade.

A escola de Itaquá foi selecionada após conquistar o 1º lugar na categoria Educação Infantil durante o 3º Campeonato Artístico-Literário do Casa Libras, realizado em 2024 pela UFSCar. A conquista chamou a atenção dos organizadores para o trabalho inovador da unidade.

“Ver o trabalho da nossa rede sendo reconhecido nacionalmente é motivo de orgulho. Nossa gestão respeita, acolhe e transforma”, comemorou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpétuo.

Referência no Alto Tietê

Inaugurada em 2022, a EMEBS Charles Michel de L’Épée é a primeira escola municipal do Alto Tietê com ensino bilíngue regular voltado a estudantes surdos. A unidade alia práticas pedagógicas inclusivas, formação de professores em Libras e valorização da cultura surda no ambiente escolar.

“Nossa escola é um exemplo do que acreditamos para Itaquá: uma educação inclusiva, inovadora e que valoriza cada estudante. Parabéns à equipe por levar o nome da cidade para todo o Brasil”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.

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