A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, lançou nesta segunda-feira (13) o projeto que define a nova modelagem de construção para obras públicas municipais. O evento, realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna, contou com a presença do vice-prefeito Said Raful e do secretário da pasta, Elvis Vieira, que apresentaram os detalhes sobre o uso da metodologia “Building Information Modelling” (BIM).
O trabalho, desenvolvido em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, cumpre o disposto na Lei Federal nº 14.133/21 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), que estabelece o BIM como ferramenta preferencial em processos de licitação de obras e serviços de engenharia e arquitetura.
Eficiência e transparência na execução de obras
Com o uso do BIM, as licitações e execuções de obras públicas passam a adotar uma metodologia integrada e digital, que permite ao setor público ampliar o controle, a transparência e a eficiência dos projetos. A tecnologia oferece uma visualização tridimensional (3D) das construções, facilitando a identificação de eventuais inconsistências antes da execução.
Esse modelo permite também uma análise completa do ciclo de vida da obra — desde o design conceitual até a operação, manutenção e eventuais reformas —, contribuindo para decisões mais assertivas e melhor aproveitamento dos recursos públicos.
Suzano se antecipa na implantação do sistema
Com a iniciativa, Suzano se torna uma das primeiras cidades da região a se adaptar à metodologia BIM. Desde o ano passado, a administração municipal tem promovido treinamentos internos e adquirido equipamentos e softwares especializados para possibilitar a implementação da plataforma.
Segundo o diretor de Planos e Projetos da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Ricardo Hatiw Lú, o BIM trará ganhos significativos à gestão pública. “Teremos um conjunto de informações muito mais amplo para gerenciar os projetos. Isso garantirá maior eficiência nos processos, mais clareza nas informações e melhor qualidade nos resultados”, destacou.
Gestão moderna e integrada
Para o secretário Elvis Vieira, o uso da metodologia reforça o compromisso da prefeitura com a modernização da administração pública. “Quanto mais refinado é o sistema, melhor é o uso do dinheiro público. Essa ferramenta nos permitirá planejar Suzano com visão de médio e longo prazo. Agradecemos à Universidade Mackenzie por mais essa parceria, que será fundamental para consolidar o projeto nos próximos anos”, afirmou.
“Estamos trilhando os caminhos para melhorar a produtividade da gestão. Esta plataforma tornará nossa cidade mais eficiente e saudável, aprimorando o trabalho desenvolvido pela administração municipal”, declarou o vice-prefeito Said Raful.
Parceria técnica e participação
O lançamento contou ainda com a presença dos secretários municipais de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, e de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães; da diretora de Planejamento Territorial, Eliene Coelho; e do professor Eduardo Sampaio Nardelli, da Universidade Mackenzie, acompanhado da equipe técnica que apoiará o desenvolvimento do projeto em Suzano.