O coordenador da Primeira Infância, Claudio Rodrigues, representou Mogi das Cruzes na mesa e ressaltou a importância de alinhar a pauta ambiental às ações intersetoriais do município:
“A Primeira Infância precisa estar no centro das discussões sobre o futuro das cidades, e trazer o tema climático para esse debate é fundamental. Estamos mostrando que é possível alinhar cuidado, desenvolvimento e sustentabilidade em um mesmo propósito: garantir uma cidade que acolhe e protege suas crianças desde os primeiros anos de vida.” — Claudio Rodrigues, coordenador da Primeira Infância de Mogi das Cruzes.
Gestão municipal destaca avanços
Durante o evento, gestores públicos e especialistas compartilharam iniciativas que conectam meio ambiente, planejamento urbano e desenvolvimento infantil, visando fortalecer a resiliência das cidades e garantir que as políticas para a infância estejam alinhadas à agenda climática global.
“Esses encontros reforçam a importância de conectar o cuidado com as crianças à agenda climática. Mogi tem mostrado que investir na Primeira Infância é também investir em um futuro mais sustentável e humano.” — Claudio Rodrigues.
Além de Mogi das Cruzes, participaram o CoCriança, vereadores de Vinhedo, gestores de Campinas, Jundiaí, Rio Claro e Jarinu. O município mantém presença ativa em espaços de diálogo sobre políticas de infância e clima — na semana anterior, Claudio representou a cidade no evento “Crianças e Ação Climática: Prioridades e Compromissos rumo à COP30”, em Brasília, onde cerca de 200 pessoas debateram soluções que coloquem crianças e adolescentes no centro das políticas climáticas.
Articulação e Plano Municipal
As ações reforçam a articulação intersetorial de Mogi entre áreas como Educação, Saúde, Assistência Social, Urbanismo e Meio Ambiente. Em setembro, a cidade sancionou o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), documento que norteará estratégias para crianças de 0 a 6 anos até 2035.
Crianças protagonizam carta para a COP30
O evento na Alesp também contou com a participação de seis alunos do CEMPRE Drª Ruth Cardoso, representando os Conselhos Mirins das escolas municipais de Mogi das Cruzes. Os estudantes contribuíram para a elaboração da “Carta das Crianças para o Amanhã”, que será entregue à Rede Nacional de Frentes Parlamentares pela Primeira Infância durante a COP30, em novembro, em Belém (PA).