Mogi das Cruzes Curso - Reciclagem

Mogi capacita 245 empreendedores de rua e homenageia pipoqueiro símbolo

Curso de reciclagem reuniu licenciados e parceiros para fortalecer o comércio de rua com segurança

06/10/2025 23h12
Por: Redação
Segurança - PMMC
Segurança - PMMC

A Secretaria Municipal de Segurança de Mogi das Cruzes realizou nesta segunda-feira (06/10), das 8h às 13h, o curso de reciclagem 2026 voltado a empreendedores de rua licenciados. Participaram 245 dos 260 trabalhadores convocados, na Unidade 2 da Prefeitura (rua Francisco Franco, 133, Centro).

Parcerias e conteúdos

A capacitação foi promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a Vigilância Sanitária, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista), com o objetivo de fortalecer o setor e garantir a segurança de comerciantes e clientes.

  • Sincomércio: apresentação de serviços e suporte ao varejo;
  • Sebrae: marketing, redes sociais e uso de inteligência artificial nas vendas;
  • Vigilância Sanitária: boas práticas e conformidade;
  • Secretarias municipais: documentação, equipamentos e exigências para funcionamento regular.

Falas

“Nós queremos que vocês ampliem suas vendas, abram seus próprios estabelecimentos, cresçam profissionalmente. E sempre com o respaldo da Prefeitura, que está aqui para orientar e mostrar os caminhos.” — Gilberto Ito, secretário municipal de Segurança.

“A presença de vocês mostra o quanto querem crescer de forma sustentável e em acordo com a legislação. Temos serviços como o Banco do Povo, programa de microcrédito com menos juros para empreendedores.” — Sadao Sakai, secretário municipal de Desenvolvimento.

Homenagem

No encerramento, a Secretaria homenageou Cícero Alves de Oliveira, empreendedor de rua em atividade mais antigo de Mogi. Um dos pipoqueiros mais queridos da cidade, ele comprou o primeiro carrinho em 1975 e, no ano seguinte, obteve licença da Prefeitura. Hoje, atua diariamente no Largo do Carmo.

Morador do Jardim Esperança, Cícero iniciou as vendas no Largo 1º de Setembro e aos fins de semana no Largo do Carmo. Segundo ele, continuará firme, “vendendo sempre com muito amor e dedicação”.

Por que importa

O curso, oferecido anualmente pela Secretaria, valoriza os empreendedores de rua, assegura o cumprimento da legislação e promove práticas de segurança, beneficiando trabalhadores e consumidores e fortalecendo a economia local.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.