Sexta, 03 de Outubro de 2025 21:07
Suzano Viveiro Municipal

Secretaria de Meio Ambiente inaugura primeiro meliponário do Viveiro Municipal

Educação ambiental e conservação

03/10/2025 10h18
Por: Redação
Iniciativa tem como objetivo reunir todas as colônias de abelhas sem ferrão já existentes no local e abrigar outras colmeias que vierem a ser formadas futuramente
Iniciativa tem como objetivo reunir todas as colônias de abelhas sem ferrão já existentes no local e abrigar outras colmeias que vierem a ser formadas futuramente

Nesta sexta-feira (03/10), Dia da Abelha, a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano inaugura o primeiro meliponário do Viveiro Municipal Tomoe Uemura, no Jardim Imperador. O espaço reúne todas as colônias de abelhas sem ferrão já existentes no local e abrigará novas colmeias que vierem a ser formadas futuramente. Além de fortalecer a preservação ambiental, o meliponário será utilizado em oficinas de meliponicultura, abertas ao público.

Implantação do projeto

A iniciativa contou com o apoio do vereador Marcio Alexandre de Souza (Marcio Malt) e coordenação do apicultor e tecnólogo Rinaldo Silva, responsável pelas aulas no Viveiro. O espaço foi planejado para oferecer um ambiente seguro às abelhas e, ao mesmo tempo, servir como ferramenta pedagógica para visitantes e alunos.

“A meliponicultura vai além da produção de mel. Ela promove conservação ambiental, fortalece a biodiversidade e pode ser fonte de renda para quem se capacitar.” – Rinaldo Silva.
“Esse projeto une meio ambiente, educação e sustentabilidade, levando conhecimento para a população e preservando nossas abelhas nativas.” – Vereador Marcio Malt.

Estrutura e perspectivas

Inicialmente, o meliponário abriga dez colônias, mas a previsão é de expansão com oficinas sobre abelhas sem ferrão e atividades de divisão de enxames em escolas municipais. A prática contribui para a propagação das espécies e para a formação de novos criadores.

“Com o meliponário, reforçamos a educação ambiental e estimulamos o empreendedorismo sustentável. A criação de abelhas sem ferrão é essencial para a polinização e equilíbrio ecológico.” – André Chiang, secretário de Meio Ambiente.

Sobre a meliponicultura

A meliponicultura é a criação racional de abelhas sem ferrão, nativas do Brasil, importantes para a polinização. Diferentemente das espécies com ferrão, são dóceis e seguras para o manejo em áreas urbanas e em projetos pedagógicos. O Viveiro Municipal já conta com colônias de:

  • Jataí (Tetragonisca angustula);
  • Mandaçaia (Melipona quadrifasciata);
  • Mirim (Plebeia spp.);
  • Bugia (Melipona mondury);
  • Iraí (Nannotrigona testaceicornis).

A expectativa é de que o espaço forme novos criadores, amplie o conhecimento sobre abelhas nativas e incentive práticas sustentáveis em Suzano.

Serviço

Viveiro Municipal Tomoe Uemura

📍 Avenida Senador Roberto Simonsen, 340 – Jardim Imperador, Suzano

⏰ Funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h

🎟 Entrada gratuita

📞 Informações: (11) 4749-3943

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.