O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes apresentou, nesta terça-feira (30), os trabalhos desenvolvidos com o uso de geotecnologia no Encontro de Usuários Esri (EU Esri Brasil 2025). Considerado o maior evento de geotecnologia da América Latina, o encontro reuniu projetos de organizações que utilizam sistemas da Esri, empresa global de software de informações geográficas (GIS), inteligência de localização e mapeamento.
O Semae foi representado pelo encarregado do Setor de Cadastro Técnico, Alexsandro de Oliveira Gomes; pelo técnico em Edificações, Guilherme Pereira Mendes; e pela estagiária do setor, Brenda Prado de Oliveira.
Projetos apresentados pela equipe
Durante o evento, Alexsandro e Guilherme apresentaram os seguintes trabalhos:
- GeoSemae: portal de geoprocessamento da autarquia, gerenciado pelo Setor de Cadastro Técnico/Departamento Técnico. Disponibiliza informações geoespaciais precisas e atualizadas para dar suporte ao planejamento, à gestão e às operações dos sistemas de saneamento.
- Cadastro Técnico: mapa para consulta das redes de água, esgoto, cartografia e projetos.
- Monitoramento de Águas Fluviais: ferramenta que possibilita a consulta de dados de coleta e análise da qualidade das águas em diversos pontos do município.
- Análise de Dados: painéis de controle que mapeiam informações sobre reclamações de falta d’água, serviços de manutenção, consumo de água e volume de esgoto.
Os sistemas são utilizados internamente pelas equipes técnicas do Semae, com foco em otimizar processos e aprimorar o atendimento à população.
Tecnologia aplicada ao saneamento

“A tecnologia e a inovação são grandes aliadas do saneamento e o emprego dessa metodologia possibilita trabalhar de forma mais organizada.” – José Luiz Furtado, diretor-geral do Semae.
“O projeto do Semae reúne soluções práticas que podem ser aplicadas em outros municípios e companhias de saneamento no país.” – Equipe de Soluções e Sucesso do Cliente da Imagem, distribuidora oficial da Esri no Brasil.