As obras do Corredor Nordeste chegaram a 70% do cronograma e atualmente os trabalhos se concentram no lançamento das vigas e de outros componentes do viaduto sobre a linha férrea, em Cezar de Souza. Guindastes de grande porte estão sendo usados na operação, que conta com equipe especializada em estruturas pesadas. O investimento total é de R$ 121,6 milhões e a entrega está prevista para agosto de 2026.
“Recebemos uma determinação clara da prefeita Mara Bertaiolli para retomar e acelerar o andamento do Corredor Nordeste. Foi o que fizemos desde o início do ano, solucionando pendências administrativas e agilizando os trabalhos. Nesta etapa o novo viaduto sobre a linha férrea começa a ganhar seu contorno definitivo, com as vigas sendo lançadas, mas as demais frentes do Corredor Nordeste também estão adiantadas” — Nilmar de Cássia Ferreira, secretário de Obras e Infraestrutura.
Outras frentes do Corredor Nordeste
O novo dispositivo viário da avenida Francisco Rodrigues Filho está praticamente concluído, com a configuração geométrica definida. No momento, equipes trabalham na instalação de placas de trânsito e na jardinagem. Já a nova via que ligará a Rodrigues Filho à avenida Dante Jordão Stoppa está adiantada, recebendo as últimas camadas de pavimentação asfáltica.
O projeto inclui ainda 1.850 metros de ciclovias, reforçando a mobilidade ativa na região.
Avenida Pedro Romero
Outra frente do Programa Integra Mogi é a duplicação da avenida Pedro Romero, realizada pela iniciativa privada sem custos para o município. Quando concluída, a via se conectará ao novo dispositivo viário na Rodrigues Filho, oferecendo um acesso mais rápido aos motoristas que vêm da Mogi-Dutra e do Rodeio em direção a Cezar de Souza.
Atualmente, as obras se concentram na construção de um novo viaduto de acesso ao empreendimento da Pedro Romero. O trabalho prevê ainda a abertura da quarta pista, com 2 km de extensão, além de iluminação, passeio, ciclovia e canteiro central. O investimento estimado é de R$ 11 milhões.