Mogi das Cruzes recebeu, na última semana, representantes do INCRA-SP para reunião com produtores rurais, a Secretaria Municipal de Agricultura e Segurança Alimentar e a Câmara Municipal. O objetivo foi alinhar ações conjuntas para benfeitorias estruturais na área rural do bairro Santo Ângelo, que concentra importante comunidade agrícola da cidade.
Quem participou
- Renato Abdo — secretário municipal de Agricultura e Segurança Alimentar.
- Vereador Francimário Vieira (Farofa) — presidente da Câmara Municipal.
- Davi Rodrigues — sociólogo, representante da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).
- INCRA-SP — equipe técnica com presença do engenheiro responsável pelos assentamentos, Francisco Maroti, e outros seis técnicos.
- Lideranças rurais — associações e direção da Aprojur (Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região).
“Estamos trabalhando de forma integrada para dar respostas concretas à população rural. Já avançamos na questão fundiária, o que trouxe tranquilidade às famílias e abriu caminhos para novos investimentos, melhoria de infraestrutura, assistência técnica e acesso a crédito.” — Renato Abdo, secretário municipal.
“A presença do INCRA e o apoio da Prefeitura e da Câmara são muito importantes para nós, produtores.” — Júlio César Bresciani, presidente da Aprojur.
“Tenho acompanhado há décadas a luta dos produtores desta região e, aos poucos, estamos avançando nas benfeitorias para essa comunidade.” — Francimário Vieira (Farofa), presidente da Câmara Municipal.
“Todas as informações técnicas e jurídicas estão sendo adotadas para dar agilidade às etapas de benfeitorias, sempre respeitando a realidade das famílias.” — Francisco Maroti, engenheiro do INCRA.
Por que isso importa
O alinhamento entre Prefeitura, INCRA, Câmara e produtores fortalece a segurança jurídica, facilita o acesso a políticas públicas e impulsiona investimentos em infraestrutura rural no Santo Ângelo, com reflexos diretos na produção agrícola e na renda das famílias.