A Prefeitura de Arujá realizou, na última sexta-feira (26), a programação especial do Setembro Azul e Verde, mês dedicado à valorização e inclusão das pessoas com deficiência. O evento aconteceu no Parque Cidade Natureza e contou com atividades de orientação, cultura e esporte adaptado voltadas à população.
Pela manhã, as atividades atenderam atletas do Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Arujá. Professores do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alcione e Gabriel, conduziram as ações junto aos profissionais da Secretaria Municipal de Esportes.
À tarde, as atividades foram abertas ao público geral, incluindo:
- Tenda do Desenvolvimento Econômico: informações sobre empregabilidade inclusiva;
- Tenda do CadÚnico: orientações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), tarifa social e atualizações cadastrais;
- Fit Dance Inclusivo: em parceria com a Secretaria de Cultura;
- Oficina de Libras: ministrada pela professora Bianca Borges;
- Espaço de vivência esportiva: modalidades adaptadas apresentadas por professor do CPB.
O evento apresentou o novo diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência, Ronilson Silva, que trouxe experiência em projetos de acessibilidade, inclusão no mercado de trabalho e fortalecimento da participação social.
Autoridades presentes incluíram a presidente do Fundo Social, Clau Camargo, o prefeito Luís Camargo, a secretária Juliana Daniel, presidente do CMDPCD Mirian Fonseca, presidente da APAE Arujá Sueli Arambul, secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico Flávia Sanches, e os vereadores Cris do Barreto, Divinei e Professor Danilo.
O público também contou com um Espaço de Descompressão e transporte gratuito entre a Rodoviária Municipal e o parque.
A iniciativa foi organizada pela Diretoria da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, em parceria com as Secretarias de Assistência Social, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Educação, além do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Arujá (CMDPCDA).
O Setembro Azul celebra a cultura e identidade surda, enquanto o Setembro Verde destaca a inclusão social das pessoas com deficiência, reforçando a importância da acessibilidade, cidadania e valorização da diversidade no município.