A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana registrou, entre janeiro e agosto de 2025, melhorias em 2.815 pontos de sinalização viária. O balanço inclui intervenções em lombadas, revitalização de faixas de pedestres, demarcação de vagas especiais e instalação de placas.
No período, foram realizadas 277 intervenções em lombadas, revitalizadas 652 faixas de pedestres e reforçadas 109 vagas especiais — 87 destinadas a pessoas com deficiência e 22 a idosos. Além disso, houve a instalação de 1.408 placas de trânsito e 369 toponímicas, que identificam ruas e praças.
“Estamos atuando para melhorar a sinalização em todos os seus aspectos, garantindo a instalação de placas e reforçando a demarcação viária no solo. No período, ainda pudemos proporcionar rampas de acessibilidade em todas as regiões da cidade com o objetivo de facilitar as condições de deslocamento nas diferentes localidades de Suzano.” – Claudinei Galo, secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana.
Operação Tapa-Buraco e acessibilidade
As equipes da operação Tapa-Buraco atuaram em 439 ruas, aplicando 1.501,73 toneladas de massa asfáltica nos primeiros oito meses do ano. O trabalho contemplou 30 bairros em janeiro, 41 em fevereiro, 34 em março, 36 em abril, 30 em maio, 28 em junho, 31 em julho e 18 em agosto, totalizando mais de 15 mil reparos.
No mesmo período, 99 rampas de acessibilidade foram implantadas em pontos estratégicos da cidade, como no cruzamento das ruas Missionária Sara Cooper e Benjamin Constant, além da esquina da rua Benjamin Constant com a travessa Luiz Laise.
Melhorias em abrigos de ônibus e credenciais especiais
A mobilização das equipes também garantiu a revitalização de 31 abrigos de ônibus, beneficiando passageiros em diferentes regiões do município. Entre os locais atendidos estão a estrada dos Fernandes, a rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), a avenida Paulo Portela e a estrada Takashi Kobata.
No atendimento ao público com direito a vagas especiais em ruas e estacionamentos, 4.078 munícipes foram beneficiados. Do total, 3.003 receberam renovação de credenciais — 2.303 idosos e 700 pessoas com deficiência — e 1.075 novos documentos foram emitidos, sendo 773 para idosos e 302 para deficientes com mobilidade reduzida.