Sábado, 27 de Setembro de 2025 03:36
Itaquaquecetuba Viva Leite

Itaquá assume Viva Leite e amplia ações contra a fome

Município investe em programas sociais e fortalece segurança alimentar

26/09/2025 21h37
Por: Redação
Abastecimento e Segurança Alimentar - PMI
Abastecimento e Segurança Alimentar - PMI

A Secretaria de Abastecimento, Segurança Alimentar e Agricultura de Itaquaquecetuba passou a ser responsável pela gestão do programa Viva Leite, antes coordenado pelo governo estadual. A mudança garante mais autonomia para organizar a distribuição e ampliar o alcance às famílias beneficiadas.

“Com a municipalização do Viva Leite, podemos atuar de forma mais próxima à população, ampliando o alcance do programa e tornando a distribuição mais eficiente e alinhada à realidade da nossa cidade.” — Rolgaciano Fernandes, secretário de Abastecimento.

O Viva Leite é uma das maiores iniciativas de distribuição gratuita de leite pasteurizado do país, atendendo crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social. O secretário de Governo, Marcello Barbosa, ressaltou que a nova gestão representa um passo importante na política pública local.

“Itaquá vive um momento de transformação. A gestão do Viva Leite representa mais do que um convênio, é a prova de que estamos fortalecendo as políticas públicas e cuidando da população em situação de vulnerabilidade com ações concretas.” — Marcello Barbosa, secretário de Governo.

Investimentos e novos projetos

Além do Viva Leite, o município passou a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), fortalecendo sua articulação com políticas nacionais voltadas à promoção da segurança alimentar. Também foi contemplado com o projeto Cozinhalimento, que prevê capacitação profissional, geração de renda, fomento ao empreendedorismo e incentivo à alimentação saudável.

A cidade conquistou ainda R$ 500 mil por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), recurso que será utilizado para comprar produtos da agricultura familiar local, destinados a instituições socioassistenciais e famílias em situação de insegurança alimentar.

Outro anúncio foi a reforma do Banco de Alimentos, localizado no Parque Ecológico Mário do Canto, que passará a contar com infraestrutura adequada para recebimento, armazenamento e distribuição de alimentos.

“São muitas iniciativas para melhorar a qualidade de vida da população. O trabalho em conjunto pode transformar vidas. Estamos fortalecendo as parcerias com entidades da sociedade civil e lideranças comunitárias para garantir que todos os recursos cheguem às famílias.” — Eduardo Boigues, prefeito.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.