Assistência Social disponibiliza atendimento on-line para emissão da carteira da pessoa com TEA
Iniciativa criada em 2022 já contemplou quase mil munícipes; solicitação também pode ser feita presencialmente no Centrus
16/09/2025 10h19
Por: Redação
Iniciativa criada em 2022 já contemplou quase mil munícipes; solicitação também pode ser feita de forma presencial no Centrus
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano lançou nesta segunda-feira (15/09) a versão on-line do serviço de emissão da Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Criado em 2022, o programa já beneficiou 922 munícipes até agosto deste ano.
Com a novidade, a solicitação pode ser feita de duas formas:
Presencial: no Centro Unificado de Serviços (Centrus), na avenida Paulo Portela, 210 – Centro.
Para realizar a solicitação, o munícipe deve apresentar:
RG
CPF
Comprovante de residência
Foto 3x4
Laudo médico
No pedido on-line, é necessário também ler e assinar o termo de compromisso disponível na plataforma. Após a abertura do requerimento, o prazo de emissão é de aproximadamente 10 dias. O documento é gratuito e tem validade de cinco anos.
Retirada e atendimento
A retirada da Ciptea deve ser feita de forma presencial na Secretaria Municipal de Assistência, localizada dentro do Centrus. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2071.
Garantia de direitos e dignidade
A Ciptea foi instituída pela Lei Municipal nº 5.352/2022, de autoria do vereador e presidente da Câmara Artur Takayama, sancionada pelo então prefeito Rodrigo Ashiuchi. O objetivo é facilitar a identificação da pessoa com TEA, garantindo prioridade no atendimento, dignidade e acessibilidade.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou: “Garantir a segurança e os devidos direitos da pessoa com TEA é assegurar respeito e dignidade. Mais do que um documento, a carteirinha representa acolhimento e respeito. Nosso objetivo é tornar o processo mais simples e acessível, facilitando a vida das famílias”.
O prefeito Pedro Ishi também ressaltou a relevância da iniciativa: “Auxiliar, valorizar e proteger os munícipes que mais precisam de nós é gratificante. Ver a proporção que a carteirinha alcançou, beneficiando quase mil pessoas, é motivo de orgulho. Espero que, com essa novidade, ainda mais munícipes possam usufruir de um direito tão fundamental”.
Assistência Social disponibiliza atendimento on-line para emissão da carteira da pessoa com TEA
Iniciativa criada em 2022 já contemplou quase mil munícipes; solicitação também pode ser feita presencialmente no Centrus
Publicado em: segunda-feira, 15 de setembro de 2025 - 11h00
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano lançou nesta segunda-feira (15/09) a versão on-line do serviço de emissão da Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Criado em 2022, o programa já beneficiou 922 munícipes até agosto deste ano.
Com a novidade, a solicitação pode ser feita de duas formas:
Presencial: no Centro Unificado de Serviços (Centrus), na avenida Paulo Portela, 210 – Centro.
Para realizar a solicitação, o munícipe deve apresentar:
RG
CPF
Comprovante de residência
Foto 3x4
Laudo médico
No pedido on-line, é necessário também ler e assinar o termo de compromisso disponível na plataforma. Após a abertura do requerimento, o prazo de emissão é de aproximadamente 10 dias. O documento é gratuito e tem validade de cinco anos.
Retirada e atendimento
A retirada da Ciptea deve ser feita de forma presencial na Secretaria Municipal de Assistência, localizada dentro do Centrus. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2071.
Garantia de direitos e dignidade
A Ciptea foi instituída pela Lei Municipal nº 5.352/2022, de autoria do vereador e presidente da Câmara Artur Takayama, sancionada pelo então prefeito Rodrigo Ashiuchi. O objetivo é facilitar a identificação da pessoa com TEA, garantindo prioridade no atendimento, dignidade e acessibilidade.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, destacou: “Garantir a segurança e os devidos direitos da pessoa com TEA é assegurar respeito e dignidade. Mais do que um documento, a carteirinha representa acolhimento e respeito. Nosso objetivo é tornar o processo mais simples e acessível, facilitando a vida das famílias”.
O prefeito Pedro Ishi também ressaltou a relevância da iniciativa: “Auxiliar, valorizar e proteger os munícipes que mais precisam de nós é gratificante. Ver a proporção que a carteirinha alcançou, beneficiando quase mil pessoas, é motivo de orgulho. Espero que, com essa novidade, ainda mais munícipes possam usufruir de um direito tão fundamental”.
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