A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano marcou presença em dois importantes congressos nacionais realizados em Brasília e Salvador, com o objetivo de fortalecer o debate sobre o envelhecimento da população e os desafios no atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade.
Na capital federal, nesta quarta-feira (17/12), o diretor de Gestão da Assistência Social, Carlos Araújo, participou da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi). O encontro promoveu discussões sobre a formulação de propostas e a identificação de fontes de financiamento para políticas públicas mais eficazes direcionadas à população idosa.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, a conferência destacou a importância da participação social como eixo central das políticas voltadas às pessoas idosas, considerando as diferentes realidades e trajetórias existentes no país.
“Participar de eventos que discutem o presente e o futuro da população idosa é fundamental para compreendermos suas necessidades e direcionar políticas públicas que promovam apoio real e efetivo aos nossos munícipes”, afirmou Carlos Araújo.
Já em Salvador, entre os dias 3 e 7 de dezembro, foi realizado o Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), com o tema “A gente sobe a ladeira por liberdade”. O evento reuniu cerca de 4 mil participantes de todo o país. Representaram Suzano as assistentes sociais Adriana Lopes, Grazie Elizia, Maria Auxiliadora, Laura Chagas e Hosana Borges.
A programação abordou temas centrais para a categoria, como a luta anticapacitista e os desafios enfrentados pela classe trabalhadora. Além de acompanhar debates e palestras, Adriana Lopes e Laura Chagas apresentaram estudos sociais desenvolvidos a partir da experiência profissional no município.
Adriana Lopes apresentou o estudo “Serviço Social e Questão Ambiental: desafios do trabalho social com famílias em situação de calamidade pública e emergência”, analisando a relação entre crise climática, desigualdades sociais e racismo ambiental.
Já Laura Chagas expôs o trabalho “Reflexões sobre o exercício profissional do assistente social no Cadastro Único para programas sociais: os desafios da tecnologia da informação”, abordando o impacto das ferramentas digitais na atuação do Serviço Social e reafirmando os compromissos éticos da profissão.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, ressaltou a importância da participação dos servidores nesses espaços de formação e debate. “Os conhecimentos e experiências compartilhados nos permitem desenvolver políticas públicas mais eficazes e alinhadas às necessidades da população”, concluiu.
Atrações Natalinas Atrações natalinas se encerram neste fim de semana
GCM Força Patrulha prende dois acusados de roubo a loja de conveniência
Trabalho ‘Suzano Mais Emprego’ tem 625 vagas de trabalho disponíveis
Refis Prazo para adesão ao Refis termina na próxima terça-feira
‘Baby, me Leva!’ Meio Ambiente prepara última edição do ‘Baby, me Leva!’ para este sábado
Tuberculose Vigilância em Saúde de Suzano é premiada por ações no tratamento da tuberculose Mín. 16° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsas