As Polícias Civil e Militar de São Paulo intensificaram as ações de repressão ao tráfico de drogas e ampliaram a integração com órgãos de investigação, como o Ministério Público e a Polícia Federal, causando um prejuízo de quase R$ 3 bilhões ao crime organizado no estado. Entre janeiro de 2023 e outubro deste ano, mais de 656 toneladas de drogas foram retiradas das rua. Esse número representa a apreensão de 634 quilos de entorpecentes por dia.
O período também registrou a maior apreensão de cocaína da história do estado. Em dezembro de 2024, em Assis, foram apreendidas 3,2 toneladas em uma única ocorrência. Já em fevereiro deste ano ocorreu a maior apreensão de maconha e skunk, com mais de nove toneladas escondidas em uma carga de milho em Porangaba. O carregamento tinha como destino o Porto de Santos, hub utilizado pelos criminosos para enviar drogas para outros países.
Além do enfrentamento direto ao tráfico com diversas prisões e flagrantes, as Polícias Civil e Militar reforçaram a atuação conjunta com o Ministério Público e a Polícia Federal no combate ao crime organizado. Desde 2023, foram desencadeadas 424 operações integradas, sendo 161 somente neste ano.

Entre as operações de maior impacto está a Carbono Oculto, deflagrada em agosto de 2025 contra um esquema criminoso ligado ao setor de combustíveis. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra cerca de 350 investigados em São Paulo e em outros sete estados.
A ação iniciada em São Paulo mobilizou cerca de 1,4 mil agentes das Polícias Civil e Militar, Polícia Federal, Ministério Público de São Paulo por meio do Gaeco, Ministério Público Federal e Receita Federal. A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado atuou diretamente em 50 alvos, com 160 auditores fiscais responsáveis pela apreensão digital de documentos. A Polícia Civil de São Paulo cumpriu 156 ordens judiciais.
O objetivo foi desarticular uma facção criminosa envolvida em crimes contra a ordem econômica, adulteração de combustíveis, crimes ambientais, lavagem de dinheiro, fraude fiscal e estelionato. As investigações apontaram irregularidades em diversas etapas de produção e distribuição, atingindo mais de 300 postos, com fraudes qualitativas (combustíveis adulterados fora do padrão) e quantitativas (volume menor que o registrado nas bombas).

A Operação Fim da Linha, deflagrada em abril de 2024, desmantelou organizações envolvidas na lavagem de dinheiro de facções por meio de empresas de ônibus.
Em setembro deste ano, a Operação Vareio prendeu mais de 20 suspeitos ligados a uma organização criminosa especializada em roubo e receptação de cargas, com mandados cumpridos em pelo menos 19 cidades do estado.
A operação mais recente, Bancada, teve como foco influenciadores digitais que promoviam e monetizavam a fabricação e soltura ilegal de balões. Foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão na capital e na região metropolitana. Ao todo, foram apreendidos 37 balões, dez veículos, 15 munições, 34 artefatos explosivos e 35 celulares.
As ações desenvolvidas ao longo deste período consolidam uma estratégia robusta e contínua de enfrentamento ao crime organizado em São Paulo, combinando inteligência, integração institucional e atuação firme das forças de segurança. Os resultados alcançados demonstram que o estado avançou de forma consistente na desarticulação de facções, na redução da capacidade financeira das organizações criminosas e no reforço da proteção à população.
Nos últimos 3 anos, o Governo de São Paulo atuou com coragem para enfrentar gargalos históricos, retomando obras inacabadas e implementando projetos históricos e inéditos que vão deixar legado para a população. Os resultados antes considerados impossíveis saíram do papel para fazer a diferença: a entrega da primeira etapa do Rodoanel Norte, o funcionamento da Linha 17-Ouro de metrô prevista para março, o início do projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, o fim da Cracolândia no centro da capital, a inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água e outras 3 milhões com esgoto tratado após a desestatização da Sabesp, as 76 mil casas próprias entregues e outras 110 mil em produção, o recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas na saúde, os R$ 8 bilhões investidos em 800 Santas Casas e instituições de saúde com a Tabela SUS Paulista, as 46 mil vagas em universidades com o Provão Paulista e 2 mil intercâmbios internacionais com o Prontos Pro Mundo, a menor taxa de homicídios da história e as quedas recordes em latrocínios e roubos em 2025, entre outros. Com coragem pra fazer o impossível, São Paulo segue na direção certa!
Saiba mais em: coragemprafazeroimpossivel.sp.gov.br
ÁUDIO:
Secretário de Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves
São Paulo CPTM terá alteração na circulação no fim de semana de 27 e 28 de dezembro
São Paulo Vida Longa: SP beneficia 1,5 mil pessoas com mais de 800 unidades entregues e em implantação
Geral Todo o estado de São Paulo terá sexta-feira de muito calor
São Paulo Fogos de artifício exigem atenção redobrada nas festas de fim de ano
São Paulo Calor e estiagem pressionam mananciais e Governo de SP alerta população para redução imediata do consumo de água
São Paulo Governo de SP faz reunião com municípios para alinhar ações preventivas diante da previsão de chuvas no Ano Novo Mín. 21° Máx. 35°
Mín. 19° Máx. 36°
ChuvaMín. 19° Máx. 36°
Chuva