A prefeita Mara Bertaiolli participou, neste sábado (07/03), dos debates do 2º Fórum das Mulheres Mogianas, realizado no Theatro Vasques. O encontro foi promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, como parte da programação especial do Mês da Mulher e das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Com o tema “Menopausa, Saúde e Qualidade de Vida”, o fórum reuniu especialistas de diferentes áreas para informar, acolher e fortalecer as mulheres mogianas, abordando aspectos físicos, emocionais e sociais do climatério. O evento contou com recepção musical da cantora Mari Ferraz e reuniu mulheres inscritas previamente, que também puderam enviar perguntas para interação com as convidadas.
Durante a abertura, a prefeita destacou a importância de promover espaços de diálogo sobre temas que impactam diretamente a vida das mulheres.
“A menopausa ainda é cercada de muitos tabus e falta de informação. Criar espaços como este fórum é fundamental para que as mulheres se sintam acolhidas, bem informadas e fortalecidas. Nosso compromisso é garantir políticas públicas que valorizem, protejam e ampliem as oportunidades para todas as mogianas”, afirmou Mara Bertaiolli.
A secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, ressaltou que o fórum foi planejado para oferecer informação de qualidade e ampliar o acesso das mulheres ao cuidado integral.
“Queremos que as mulheres se sintam representadas, acolhidas e fortalecidas. O fórum foi pensado para trazer conhecimento, esclarecer dúvidas e mostrar que a menopausa é uma fase natural da vida que pode ser vivida com saúde, autonomia e qualidade de vida”, destacou.
A programação contou com talk show sobre menopausa e climatério, bloco interativo de perguntas do público e palestra sobre caminhos de cuidado e autonomia.
Entre as convidadas estiveram:
As vereadoras Priscila Yamagami e Inês Paz também participaram do fórum.
O evento é considerado o ponto alto das ações organizadas pela Prefeitura para celebrar o Dia Internacional da Mulher e integra uma ampla programação que segue até abril, com atividades voltadas ao fortalecimento feminino.
Entre os destaques estão:
A criação da Secretaria Municipal da Mulher foi uma iniciativa da prefeita Mara Bertaiolli para ampliar políticas públicas voltadas ao acolhimento, proteção e promoção dos direitos das mulheres em Mogi das Cruzes.
Entre as ações implementadas estão a adesão ao pacto Ninguém se Cala, em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, a criação do programa SOS Mulher Mogiana, com botão de pânico para mulheres com medidas protetivas, e a atuação da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, em parceria com a Delegacia da Mulher.
As atividades do Mês da Mulher em Mogi das Cruzes seguem até 18 de abril, com ações culturais, educativas e de capacitação voltadas à valorização, proteção e autonomia das mulheres.
Passeio Ciclístico Passeio ciclístico “Pedal Eco Parque a Parque” é adiado devido à previsão de chuva em Mogi
Evento Feira Noturna Minor Harada entra no clima de São João com concurso de traje caipira e atrações culturais
AGESTAB Prefeita Mara Bertaiolli fortalece diálogo com empresários do Distrito Industrial do Taboão
Repartições Repartições municipais de Mogi atenderão até meio-dia na segunda-feira por causa do jogo do Brasil
Estiagem Mogi das Cruzes inicia elaboração de plano para enfrentar período de estiagem
Museu Prefeita Mara Bertaiolli visita Carreta do Museu Catavento em Mogi das Cruzes