Em pleno inverno, Arujá se veste de amarelo vibrante: os ipês amarelos, de floração efêmera e intensa, transformam a paisagem urbana em um espetáculo de rara beleza e valorizam a vida que pulsa mesmo nos dias mais frios.
Cerca de 400 ipês foram plantados ao longo das Avenidas Mário Covas e João Manoel, além do Parque dos Ipês, inaugurado na gestão Camargo. Enquanto no parque a floração ainda é incipiente, nas avenidas da área central e no sentido Guarulhos o espetáculo já começou. Entre julho e outubro, as árvores formam um “tapete” amarelo que convida à contemplação.
A paleta arujaense vai além do amarelo: há ipês roxos, rosas e brancos, cada qual com época própria de floração. O raro ipê verde ainda não está presente na cidade, que já abriga jovens ipês brancos à espera do tempo certo para florir.
As flores dos ipês são fonte de néctar para abelhas e beija-flores, favorecendo a polinização e o equilíbrio ecológico. Em Arujá, predominam os Ipês Paulistas, nativos da Mata Atlântica e de transição com o Cerrado, reforçando a conexão com a biodiversidade local.
“Os ipês sofrem uma transformação magnífica. Eles perdem todas as suas folhas e nos surpreendem com floradas pujantes, esbanjando vigor nos períodos de seca”, descreveu Erik Vinicios Oliveira da Silva, diretor da Secretaria de Meio Ambiente de Arujá, ao destacar que a florada dura de duas a três semanas.
Arujá inaugurou neste ano o Viveiro Municipal de Mudas, dentro do Parque dos Ipês, e lançou o programa “Arujá mais Verde: Cultivando o futuro”. A iniciativa promove a troca de 1 kg de alimento não perecível por uma muda (incluindo ipês), unindo ação social e ambiental e já tendo arrecadado 147,5 kg de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade.
O Viveiro funciona de terça a domingo, no horário do parque (Rua Fenacita, 500, Jardim Fazenda Rincão). A troca de alimentos por mudas ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Moradores e visitantes são convidados a participar e, quem sabe, adotar uma muda de ipê para florir também o quintal ou a calçada.
“CineMedo” Exposição “CineMedo” segue até 14 de novembro com personagens vivos em Arujá
Vale Reciclar Unidade móvel do Vale Reciclar atenderá moradores do Centro Residencial
‘Free Flow’ PROCON Arujá notifica a CNL sobre cobrança do pedágio eletrônico ‘Free Flow’ na Mogi-Dutra
Beach Tênis Secretaria Municipal de Esportes abre inscrições para aulas gratuitas de Beach Tênis
Projetos Arujá lança versão móvel do projeto Vale Reciclar no Dia dos Fundos Sociais
Consciência Negra Arujá inicia ações do Mês da Consciência Negra com música, arte e empreendedorismo Mín. 10° Máx. 23°
Mín. 9° Máx. 27°
Tempo limpoMín. 11° Máx. 30°
Chuva