A cidade de Arujá tornou-se, oficialmente, Município de Interesse Turístico (MIT), em decisão histórica aprovada em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) na quarta-feira (27). Agora, Arujá passa a integrar o seleto grupo de 145 cidades paulistas com o título, fortalecendo seu papel como destino turístico e abrindo novas perspectivas de geração de emprego e renda.
O selo MIT é concedido a municípios com potencial turístico reconhecido pelo governo estadual, desde que atendam a requisitos legais que assegurem a capacidade de fomentar o setor. Além de valorizar atrativos culturais e naturais, a classificação permite acesso a recursos estaduais destinados a melhorias de infraestrutura e serviços turísticos.
A conquista é resultado de esforços contínuos da gestão municipal, com apoio da Alesp, da Câmara Municipal e da Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Em Arujá, o trabalho foi liderado pela Secretaria Municipal de Turismo e Lazer, criada recentemente, que intensificou ações para consolidar a cidade na rota turística do estado.
“Nossa cidade entrou, definitivamente, na rota turística do Estado de São Paulo por ter seu potencial reconhecido neste segmento. Agradeço ao presidente da Alesp, deputado André do Prado, ao secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena, e ao nosso secretário de Turismo e Lazer, Renan Lucena, pelo empenho. Ao se tornar MIT, Arujá conquista um avanço significativo no setor e esse objetivo vem sendo buscado há muitos anos”, afirmou o prefeito Luis Camargo.
Com a oficialização, a Cidade Natureza terá acesso a recursos estaduais específicos para o fomento do turismo, que poderão ser aplicados em:
Esses investimentos têm como objetivo ampliar a geração de emprego e renda, atrair novos empreendimentos, fortalecer os negócios existentes e consolidar Arujá como um destino estratégico no turismo paulista.