O mercado brasileiro de leilões de veículos segue em expansão, impulsionado pela digitalização dos processos e pela maior participação de pessoas físicas a cada ano. Ao mesmo tempo, os certames on-line tem sido acompanhado pelo aumento de golpes digitais, o que intensifica os alertas de autoridades e especialistas sobre segurança e prevenção a fraudes.
Reportagem exibida recentemente no Globoplay apontou que parte das fraudes envolve sites falsos, perfis em redes sociais e comunicações que simulam leilões oficiais, geralmente associadas a pedidos de pagamento antecipado via Pix, sem a existência de edital ou identificação formal do leiloeiro responsável.
Diante desse cenário, o Banco Central do Brasil reforça o uso do Mecanismo Especial de Devolução (MED), criado para auxiliar vítimas de fraudes envolvendo o Pix. O instrumento permite que o usuário solicite à instituição financeira a análise e o bloqueio da transação suspeita, com possibilidade de devolução dos valores quando comprovada a fraude. As regras e orientações estão disponíveis na página oficial do Banco Central.
Conforme o especialista Gian Braggio, Leiloeiro Público Oficial, embora o MED seja um recurso relevante para mitigar prejuízos financeiros, a prevenção continua sendo o principal fator de proteção. A verificação da matrícula do leiloeiro, da existência de um edital e a possibilidade de visita no pátio de leilão são etapas essenciais antes de qualquer pagamento. "Leiloeiros oficiais não solicitam Pix antecipado para fretes, visitas ou sinal via WhatsApp; esse tipo de pedido é indício de golpe", explica Braggio.
Plataformas oficiais do setor também têm adotado medidas preventivas para reduzir riscos ao consumidor. Sites transacionais, como o Parque dos Leilões, por exemplo, divulgam de forma recorrente, tanto em seus canais digitais quanto na página principal, orientações e alertas sobre prevenção a fraudes, com o objetivo de informar o público e demonstrar que a navegação ocorre em um ambiente controlado e alinhado às boas práticas do mercado.
O mercado de leilões de veículos já está consolidado no ambiente digital, ampliando sua relevância econômica, ao mesmo tempo em que impõe desafios relacionados à segurança. A combinação entre educação do consumidor, atuação de profissionais habilitados e mecanismos institucionais de proteção financeira tendem a ser determinante para reduzir fraudes e garantir maior transparência ao mercado.
Tecnologia Automação e estratégia são tendências da advocacia em 2026
Tecnologia CFOs globais apostam em AI como principal estratégia de crescimento
Tecnologia Crescimento empresarial impulsiona adoção de ERP
Tecnologia Governança comercial entra na pauta das empresas B2B
Tecnologia Emerson Moraes é o novo VP de Vendas da Tuvis
Tecnologia Encontro Regional reúne vereadores Mineiros em Unaí Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 19°
Chuvas esparsas