Foi transformado em lei o projeto do Senado que busca incentivar o setor cacaueiro do país: a Lei 15.337, de 2026 , determina o estímulo aos investimentos em pesquisa, ao aprimoramento da cadeia produtiva e ao consumo de chocolate — inclusive na merenda escolar. Também está prevista uma linha de crédito pública para produtores de cacau.
A lei foi publicada noDiário Oficial da Uniãodesta sexta-feira (9). As iniciativas que ela prevê foram inseridas na Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade .
A nova norma teve origem no PL 4.107/2019 , projeto de lei do senador Angelo Coronel (PSD-BA). O projeto foi aprovado pelo Senado em 2020 e pela Câmara dos Deputados em 2025.
Ao sancionar o projeto (transformando-o em lei), a Presidência da República vetou dois trechos do texto.
Um dos itens retirados tratava da criação de um fundo nacional de apoio a pesquisa, extensão agrícola e promoção do cacau. De acordo com o governo, esse trecho seria inconstitucional e contrário ao interesse público, por ir contra o equilíbrio financeiro e orçamentário.
Outro trecho vetado foi o que estabelecia novas atribuições para a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), como planejamento estratégico quinquenal para o setor. Para o governo, as competências e os recursos humanos e financeiros dessa comissão devem ser estabelecidos em atos infralegais do Ministério da Agricultura e Pecuária — ao qual a Ceplac é vinculada.
Senado Federal Projeto estabelece objetivos para as ações do Dia Nacional da Diálise
Senado Federal Senado pode analisar projeto de equiparação de aquicultor a produtor rural
Senado Federal Punição para abuso de ações judiciais contra concorrência volta ao Senado
Senado Federal Brasil terá relatório bienal com dados sobre violência contra mulheres
Senado Federal Dia do Quadrinho Nacional pode virar lei em 2026
Senado Federal Sancionado, Código do Contribuinte endurece combate ao devedor contumaz Mín. 20° Máx. 33°
Mín. 19° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 18° Máx. 34°
Chuvas esparsas