O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou na manhã deste sábado sobre os ataques dos Estados Unidos è Venezuela e a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores. Lula condenou a ação militar e cobrou uma resposta vigorosa da Organização das Nações Unidas (ONU).
"Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional. Atacar países, em flagrante violação do direito internacional, é o primeiro passo para um mundo de violência, caos e instabilidade, onde a lei do mais forte prevalece sobre o multilateralismo", disse Lula, por meio das redes sociais .
"A condenação ao uso da força é consistente com a posição que o Brasil sempre tem adotado em situações recentes em outros países e regiões. A ação lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe e ameaça a preservação da região como zona de paz. A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação."
Internacional Mauro Vieira participa de reunião da Celac sobre crise na Venezuela
Internacional Cem turistas brasileiros deixaram a Venezuela após ataque dos EUA
Internacional Fronteira do Brasil com a Venezuela está tranquila e aberta, diz Múcio
Internacional Reunião de emergência no Itamaraty discute invasão da Venezuela
Internacional Nada justifica conflitos acabarem em bombardeio, diz ministro da Saúde
Internacional Brasil e Reino Unido oficializam parceria para prevenir tráfico humano Mín. 15° Máx. 21°
Mín. 14° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 28°
Chuvas esparsas