Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (17), o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) alertou para a escalada da violência contra a mulher no Brasil, especialmente na região amazônica. O parlamentar destacou que, em 2025, o Pará registrou aumento de 19% nos casos de feminicídio, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública estadual, e afirmou que o problema se repete em diferentes estados da Amazônia Legal.
O senador citou episódios recentes de feminicídio ocorridos no Pará e em outros estados e ressaltou que as regiões mais afetadas são aquelas com menor acesso a equipamentos especializados de atendimento às vítimas. Ele mencionou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que indicam que, em 2024, a Amazônia concentrou 586 assassinatos de mulheres, índice superior à média nacional.
— Não podemos aceitar que, enquanto vidas são ceifadas, os recursos destinados à prevenção sejam irrisórios. Entre março de 2024 e junho deste ano, o Ministério da Justiça e Segurança Pública utilizou apenas 0,1% do orçamento previsto para o plano de prevenção ao feminicídio. Isso é inaceitável — declarou.
Zequinha Marinho também apontou falhas na execução orçamentária destinada à prevenção e defendeu ações voltadas à autonomia econômica das mulheres. O senador afirmou que tem destinado emendas parlamentares a programas de capacitação profissional feminina, com foco na geração de renda.
—Assim como ocorre em nível federal, também se observa o baixo orçamento destinado pelos estados para conter esse problema que só tem se agravado através dos anos, ao passar dos anos— afirmou.
Senado Federal Zenaide: OMS reconhece fim da transmissão do HIV de mãe para filho no Brasil
Senado Federal Senado aprova incentivos à formação de professores para educação básica
Senado Federal Dra. Eudócia faz balanço do ano e destaca ações na área da saúde
Senado Federal Paulo Paim celebra avanço de proposta que acaba com a escala 6x1
Senado Federal Davi confirma sessão do Congresso para votação do Orçamento
Senado Federal Moro celebra aprovação do PL da dosimetria na CCJ e critica STF Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 23°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 27°
Chuvas esparsas