A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) aprovou nesta quarta-feira (17) o projeto de lei que cria o Dia Nacional da Conscientização sobre a Síndrome de Angelman, a ser celebrado anualmente em 15 de fevereiro. O texto foi aprovado pelo colegiado em decisão terminativa e, por isso, o próximo passo deve ser sua análise na Câmara dos Deputados.
A síndrome de Angelman é uma condição neurológica rara que afeta o desenvolvimento cognitivo e motor, provocando dificuldades de equilíbrio, ausência de fala e convulsões debilitantes. A doença é causada por alterações genéticas no cromossomo 15.
O projeto ( PL 2.026/2025 ) é de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR).
Ao explicar a escolha de 15 de fevereiro para a celebração, Arns lembra que o Dia Internacional da Síndrome de Angelman já é comemorado nessa data desde 2013.
Ele explica que o dia 15 é simbolicamente associado ao cromossomo 15 e que fevereiro "é amplamente reconhecido como o mês de conscientização sobre doenças raras".
Na Comissão de Assuntos Sociais, o relator da matéria foi o senador Paulo Paim (PT-RS). Ele concedeu parecer favorável à proposta.
Paim afirma que “a criação de um dia nacional dedicado à síndrome de Angelman permitirá a ampliação das ações de conscientização pública, fortalecendo campanhas de informação sobre diagnóstico precoce, acompanhamento multiprofissional e inclusão social”.
Ele também argumenta que o projeto ampliará a visibilidade de uma causa que mobiliza famílias e especialistas em todo o mundo, além de reforçar o papel do Brasil no avanço das políticas públicas voltadas às doenças raras.
Em abril deste ano, o tema foi debatido em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH) .
O debate contou com a participação de especialistas da área da saúde e representantes de famílias de pessoas que têm a síndrome, entre outros. Na ocasião, os participantes apoiaram a criação da data.
Senado Federal Girão afirma que STF e governo Lula promovem nepotismo
Senado Federal Veneziano: PL da Dosimetria favorece investigados por atos antidemocráticos
Senado Federal Zequinha alerta para aumento de feminicídios na Amazônia
Senado Federal Lucas Barreto critica reajuste da conta de energia no Amapá
Senado Federal Frente parlamentar contra jogos de azar elege Humberto Costa presidente
Senado Federal Chico Rodrigues alerta para falhas na atuação de planos de saúde Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 14° Máx. 23°
Tempo nubladoMín. 15° Máx. 27°
Chuvas esparsas