A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) tem reunião marcada para quarta-feira (10), às 9h, com seis itens na pauta. Um deles é o projeto que trata do marco legal do combate ao crime organizado (PL 5.582/2025 ), que tem o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator.
De iniciativa do Executivo, a matéria foi aprovada na Câmara dos Deputados no dia 18 de novembro. A proposta cria a figura penal da facção criminosa, endurece penas e estabelece medidas para fortalecer a investigação e o combate a crimes dessa natureza.
Alessandro Vieira apresentou um substitutivo, no qual acatou 27 das 58 emendas apresentadas ao texto. Na terça-feira (2), a comissão promoveu uma audiência pública sobre a matéria. Na reunião da CCJ na semana passada, foi concedido prazo (vista coletiva) para análise do projeto.
No relatório, Alessandro registra que é urgente e imprescindível que o Senado "forneça aprimoramentos e instrumentos com os quais os órgãos de segurança e de persecução penal poderão atuar de forma mais incisiva contra a moderna criminalidade organizada".
Na mesma reunião, a CCJ deve votar o projeto que amplia as medidas de proteção a trabalhadores resgatados de situação análoga à de escravo (PL 5.760/2023 ). Ainda consta da pauta o projeto que trata do marco legal da cibersegurança e cria o Programa Nacional de Segurança e Resiliência Digital (PL 4.752/2025 ).
Senado Federal CAE vota novo marco legal do Sistema de Pagamentos Brasileiro
Senado Federal Plenário vota liberação a servidores de pagamentos congelados na pandemia
Senado Federal Sessão especial destaca importância da promoção dos direitos humanos
Senado Federal Lei garante criação de estratégia de saúde específica para mulheres alcoolistas
Senado Federal Inclusão do marco temporal na Constituição está na pauta do Plenário
Senado Federal Girão cobra de Messias mudança de parecer para provar que é contra aborto Mín. 18° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 21°
ChuvaMín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsas