A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) anuncia a maior expansão já realizada na rede de acolhimento e prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas, por meio de novas Casas Terapêuticas e Espaços Prevenir, criados por essa gestão. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (14), pela secretária Andrezza Rosalém.
“O Estado oferece proteção integral aos indivíduos na fase inicial de acolhimento, com acompanhamento dedicado e um trabalho focado na retomada do convívio social e na reconstrução de cuidados e atenções básicas, muitas vezes perdidos durante o período de vivência nas ruas”, destaca a secretária.
Serão inaugurados, até o primeiro semestre de 2026, 10 novas unidades do Espaço Prevenir e nove complexos de Casas Terapêuticas, ampliando a capacidade de atendimento e o alcance territorial da política estadual sobre drogas.
Com a expansão, a rede estadual passará a contar com 23 Espaços Prevenir e 24 complexos de Casas Terapêuticas, sendo 16 destinados ao público masculino e oito voltados ao público feminino e LGBTQIA+. “Essa estrutura reforça o compromisso do Governo do Estado com a oferta de serviços especializados e integrados de prevenção, tratamento e reinserção social”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém.
Com estudo de demandas realizado pela equipe técnica da SEDS, os novos equipamentos serão implantados em municípios estratégicos, ampliando a presença da rede em todas as regiões administrativas do estado. Os municípios selecionados para esta fase de expansão são: Araçatuba, Barretos, Itaquaquecetuba, Itu, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, São Bernardo do Campo, São Paulo e São Vicente.
No encontro foram apresentados os parâmetros técnicos da política, o papel dos municípios na implantação e os próximos passos para adesão e execução dos convênios. A iniciativa faz parte do movimento de ampliação da rede de atenção e cuidado para pessoas com problemas decorrentes do uso de substâncias, articulando ações de saúde, assistência social, educação e trabalho.
A implantação dos novos serviços será realizada em parceria com as prefeituras, que colaboram na identificação dos territórios e imóveis adequados, na mobilização de atores locais e na integração com a rede municipal de atendimento. Cada município designará um interlocutor responsável pela Política Estadual sobre Drogas, garantindo o diálogo permanente com as áreas de saúde, educação, esporte, trabalho e cultura.
Capacidade e impacto
Cada complexo de Casas Terapêuticas terá capacidade para 45 acolhimentos por semestre, somando 810 pessoas atendidas por ano.
Os Espaços Prevenir poderão atender até 200 pessoas ou famílias por unidade, alcançando 2.000 pessoas com as novas implantações.
Com a expansão, serão contratados 171 profissionais nas Casas Terapêuticas e 60 nos Espaços Prevenir. Ao todo, serão 231 novos profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais, educadores, enfermeiros e coordenadores técnicos.
Investimento e cronograma
O investimento total nesta etapa soma R$ 2,3 milhões em implantação e R$ 27,4 milhões em custeio anual. As novas unidades estão em fase de prospecção de imóveis e celebração de parcerias com os municípios. As inaugurações estão previstas para o primeiro semestre de 2026.
A expansão faz parte das metas estratégicas do Governo de São Paulo, que prioriza políticas públicas de prevenção e acolhimento, com foco na inclusão social, reinserção produtiva e redução de vulnerabilidades.
Mais informações sobre os espaços
Casas Terapêuticas: é a modalidade do serviço de acolhimento terapêutico considerada como uma metodologia inovadora especifica para o acolhimento de pessoas em situação de rua com problemas relacionados ao uso de drogas em cenas abertas.
Essa modalidade inaugurou uma nova proposta de serviço voltado à moradia, reinserção social e busca pela autonomia das pessoas acolhidas. Há unidades de casas terapêuticas para o público masculino, feminino e LGBTQIA+.
A metodologia é inovadora porque encontra-se estruturada em quatro fases distintas (acolher, despertar, transformar e caminhar), ofertadas em um complexo de residências que compreende quatro unidades integradas, bem como com uma estrutura de recursos humanos compostas por psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, mentoria financeira, educadores sociais, entre outros profissionais complementares, tais como terapeutas ocupacionais e arte-terapeutas.
Espaço Prevenir: serviço de apoio e suporte é uma outra iniciativa inédita da atual gestão estadual. O equipamento da SEDS, em parceria com Organização da Sociedade Civil, é voltado para o atendimento e apoio a familiares e indivíduos impactados pelo transtorno por uso de substâncias, e também é um espaço protegido de apoio e de prevenção à recaída das pessoas que completaram as intervenções em serviços de acolhimento terapêutico e de acolhimento em repúblicas.
O local dispõe de uma equipe interdisciplinar, formada por assistente social, psicólogo e pedagogo, que prestará apoio psicoemocional (terapia individual e em grupo) e socioeducativo com atividades de lazer e cultura para a população impactada pelo uso de drogas. O foco é fortalecer os vínculos comunitários e sociais, prevenir recaídas e ampliar o universo informacional das pessoas atendidas.
Geral Com ata publicada, STF se aproxima da ordem de prisão de Bolsonaro
São Paulo Governo de SP nomeia mil soldados de 2ª classe da Polícia Militar
São Paulo Cozinhalimento: Governo de SP chega a mais de 200 cozinhas inauguradas no interior em três anos
São Paulo SP aplica Saresp para o 9º ano do Ensino Fundamental nesta segunda (17) e terça (18)
São Paulo Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos na região de São José do Rio Preto e em mais duas cidades do interior
Portos e Aeroportos Portos ganham sistema que amplia segurança da navegação, proteção ambiental e eficiência das operações Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 29°
ChuvaMín. 12° Máx. 24°
Tempo limpo