O Sistema Portuário Brasileiro, com coordenação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), vai destinar R$ 380 milhões para equipar portos estratégicos com tecnologia que permite monitorar todas as embarcações na área portuária e fornecer, em tempo real, as condições de navegabilidade existentes. O Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês) está sendo implantado em Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itaguaí (RJ), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA), que respondem por 56% da movimentação dos portos públicos brasileiros.
“Estamos trazendo para o país o que há de mais avançado em tecnologia portuária, um sistema utilizado nos principais terminais do mundo e que amplia nossa eficiência logística”, explica o ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. “Nossos portos estão batendo recordes de movimentação e precisamos constantemente modernizá-los e aumentar sua eficiência”, disse.
“Estamos trazendo para o país o que há de mais avançado em tecnologia portuária, um sistema utilizado nos principais terminais do mundo e que amplia nossa eficiência logística”Silvio Costa Filho
NoPorto de Santos, o maior da América Latina, o projeto de implementação do VTMIS já foi licitado e o resultado deve ser conhecido no início de dezembro. “Os investimentos são priorizados de acordo com critérios como intensidade do tráfego marítimo, riscos à navegação e aspectos de segurança pública”, explica o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila.
EmParanaguá, a Autoridade Portuária deve lançar o edital ainda este ano e será responsável pelo monitoramento e custos por cinco anos. A operação e manutenção do VTMIS passará, em seguida, para a concessionária que venceu o leilão do canal de acesso ao porto, realizado em outubro. O projeto cobrirá toda a região do Porto de Paranaguá e de Antonina.
NoPorto de Rio Grande, está sendo implantado um sistema similar, o VTS. Além de acompanhar a movimentação de todas as embarcações na área portuária, inclusive com uso de sensor de calor e infravermelho para visão noturna, o equipamento pode oferecer aos navios as condições de vento, maré, corrente marítima e até de salinidade da água, algo fundamental para o Porto de Rio Grande, localizado na Lagoa dos Patos. Quanto mais salinizada a água, maior a capacidade de carga do navio para um mesmo calado.
NoRio de Janeiro, a Autoridade Portuária vem implementando o sistema de VTMIS com o objetivo de modernizar e integrar o monitoramento do tráfego aquaviário. Até o momento, o projeto VTMIS avançou significativamente na Fase 1, com a inauguração do novo Centro de Controle Operacional (CCO) e a instalação de sensores fundamentais. A Fase 2 (VTS), por sua vez, contempla a aquisição de equipamentos, a ativação de estações remotas e a integração de dados. Por fim, a Fase 3 consistirá na implementação total do VTMIS, conforme cronograma estabelecido.
Os Portos de Belém, Santarém e Vila do Conde no Pará, Salvador e Aratu na Bahia, São Francisco do Sul, Imbituba e Itajaí em Santa Catarina, Fortaleza no Ceará e Manaus no Amazonas, encontram-se em etapas de estudos para definição das necessidades técnicas e investimentos.
Segurança
Por fornecer informações amplas sobre a movimentação na área portuária, inclusive com visão noturna, o sistema também é uma ferramenta crucial para a prevenção de ilícitos, como o tráfico de drogas e contrabando. O VTMIS permite a integração de dados com outros órgãos, compartilhando informações de radares, câmeras e sensores capazes de identificar atividades suspeitas.
Atualmente, o VTMIS integra as iniciativas de Inteligência Logística Portuária desenvolvidas pelo Governo Federal, ao lado de outros sistemas como o VTS (Vessel Traffic Services) e o LPS (Local Port Service). Esses recursos posicionam o Brasil em sintonia com os principais portos globais, ampliando a segurança da navegação, a proteção ambiental e a eficiência logística.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Com ata publicada, STF se aproxima da ordem de prisão de Bolsonaro
São Paulo Governo de SP nomeia mil soldados de 2ª classe da Polícia Militar
São Paulo Cozinhalimento: Governo de SP chega a mais de 200 cozinhas inauguradas no interior em três anos
São Paulo Casas Terapêuticas e Espaços Prevenir: SP amplia rede de acolhimento e prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas
São Paulo SP aplica Saresp para o 9º ano do Ensino Fundamental nesta segunda (17) e terça (18)
São Paulo Cidadania Itinerante oferece serviços gratuitos na região de São José do Rio Preto e em mais duas cidades do interior Mín. 18° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 29°
ChuvaMín. 12° Máx. 24°
Tempo limpo