A Jaguar Parade já está ocupando as ruas de Belém, com o objetivo de despertar a atenção do público para a importância da conservação da onça-pintada no Brasil, especialmente na Amazônia, que abriga grande parte da população da espécie no país.
A exposição internacional promove arte, cultura e sustentabilidade, ocupando a capital paraense como uma galeria a céu aberto com a proposta de ampliar o alcance da mensagem global em defesa da biodiversidade.
A mostra coincide com o momento em que Belém sedia a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025. Até 30 de novembro, as onças coloridas e estilizadas estarão espalhadas por pontos turísticos e espaços da cidade, para alertar sobre a urgência da preservação da espécie e de seu habitat natural.
A Jaguar Parade Belém reúne 52 esculturas de onças-pintadas. Com curadoria de Vânia Leal, 42 foram criadas por artistas paraenses, duas vieram do Maranhão e as demais integram edições anteriores. Criada pela Artery – Produtora Cultural, a Jaguar Parade já reuniu mais de 250 artistas nas exposições em cidades como Nova York, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Paris.
As madrinhas da Jaguar Parade Belém 2025, Gaby Amarantos, Fafá de Belém e Isabelle Nogueira, também se uniram em torno da preservação do animal símbolo da fauna brasileira, da defesa da floresta e das espécies que dela dependem.
O coquetel oficial da Jaguar Parade Belém acontece no dia 14 de novembro, às 19h, no Parque Zoobotânico Mangal das Garças. O evento vai reunir as esculturas de onças-pintadas em um mesmo local — uma oportunidade para apreciar de perto a diversidade de estilos e interpretações dos artistas participantes. As obras permanecerão expostas no Mangal das Garças para visitação do público até o dia 16 de novembro.
Leilão beneficente online
Parte essencial da Jaguar Parade Belém é o leilão beneficente online, que acontece entre os dias 12 de novembro e 1º de dezembro pela plataforma IArremate.
Toda a arrecadação será revertida a instituições dedicadas à preservação da espécie, como a Onçafari, a Panthera, a AMPARA Silvestre, a SOS Pantanal, o Instituto Libio, o Instituto Peabiru e o Brazil Norway Biodiversity Research Consortium.
As esculturas prontas já podem ser vistas no Portal da Amazônia, Boulevard da Gastronomia, Forte do Presépio, Ver-o-Rio e praças da República, da Fonte, Batista Campos, Frei Brandão e Santuário de Nazaré. Também estão no Parque da Residência, Estação das Docas, Usinas da Paz (Guamá, Terra Firme e Jurunas), Sesc Doca e nos shoppings Boulevard e Parque.
Na 15ª Varanda de Nazaré, convidados de Fafá de Belém conheceram as obras dos artistas Antônio Dias Júnior, de Abaetetuba, e Marivaldo Santos, do Distrito de Icoaraci.
Mais recentemente, dez esculturas participaram do Global Citizen Festival: Amazônia, reforçando a mensagem de valorização da biodiversidade e o papel da arte como instrumento de transformação e sensibilização ambiental.
A exposição Jaguar Parade Belém 2025 é apresentada pela ISA Energia Brasil, com patrocínio premium de Itaú, BTG Pactual, Hydro, Suzano e Fairfax Seguros. Conta ainda com patrocínio de Tintas Sherwin-Williams, Consigaz, Premier Pet, BRQ Sotreq e Marfrig BRF.
O projeto conta com o apoio do Shopping Boulevard e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), e é uma produção da Artery, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Lei Rouanet.
"Belém se torna em 2025 a capital mundial do clima e promove um diálogo global sobre a Amazônia. Trazer a Jaguar Parade para cá é nossa forma de celebrar esse momento histórico: queremos que cada escultura desperte consciência e inspire novas atitudes de conservação. As onças-pintadas são embaixadoras da biodiversidade; ao celebrá-las, convidamos o mundo inteiro a proteger essa floresta que é nossa casa", afirma Carolina Barreto, sócia da Artery.
A onça‑pintada (Panthera onca) é o maior felino das Américas e um símbolo de equilíbrio ecológico. Já ocupou todo o continente, do sul dos Estados Unidos ao norte da Argentina, mas hoje suas populações se concentram na Amazônia, no Pantanal e em remanescentes do Cerrado e da Mata Atlântica.
O Brasil abriga a maior parte da população global de onças‑pintadas, e a Amazônia é o principal refúgio da espécie, com cerca de 60% dos indivíduos estimados no país. Embora seja difícil obter números precisos devido à natureza esquiva do animal e à vastidão do bioma, estudos recentes apontam que a floresta amazônica pode abrigar entre dez mil e 17 mil indivíduos.
Jaguar Parade Belém 2025
Exposição acontece até o dia 30 de novembro
Coquetel oficial: 14 de novembro, às 19h – Parque Zoobotânico Mangal das Garças
Exposição no Mangal das Garças até 16 de novembro
Leilão online: de 12 a 30 de novembro na plataforma iArremate
Mais informações aqui
Site oficial: www.jaguarparade.com/belem2025
Redes sociais: @jaguar.parade
Entretenimento Álbum de figurinhas ensina história do Limão Taiti em Anhanguera-GO
Entretenimento BIC lança linha da caneta 4 Cores da série Stranger Things
Entretenimento São Paulo recebe nova edição do Arena Freestyle 2025
Estilo de Vida Ativos das frutas se tornam destaque no cuidado capilar
Entretenimento Troféu Raça Negra 2025 celebra 25 anos
Entretenimento Brasil está envelhecendo sem cuidadores suficientes Mín. 15° Máx. 28°
Mín. 14° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 14° Máx. 21°
Chuvas esparsas