A resistência aos antimicrobianos (RAM), considerada uma das maiores ameaças globais à saúde pública, estará no centro do debate durante a programação “Resistência aos Antimicrobianos e Saúde Única: o compromisso Brasil-França na COP-30”, que ocorrerá na próxima quinta-feira, 13 de novembro, das 16h às 18h, no estande do Instituto Evandro Chagas (IEC), na Green Zone da COP-30, em Belém (PA).
O evento é uma coorganização do IEC, da bioMérieux, da ANRS e da Embaixada da França no Brasil, com o objetivo de fortalecer a agenda estratégica de cooperação internacional para enfrentar a RAM a partir de uma abordagem One Health / Saúde Única − que integra saúde humana, animal e ambiental.
A programação inclui abertura com autoridades brasileiras e francesas, além de palestras e uma mesa-redonda com especialistas nacionais e internacionais.
Abertura: 13/11, das 16h às 16h25
Painel 1 – Resistência aos antimicrobianos e saúde global
Das 16h25 às 16h45
Painel 2 – Resistência aos antimicrobianos na Amazônia: uma perspectiva One Health
Das 16h45 às 17h05
Painel 3 – Conectando Saúde Única e Saúde Humana: o futuro do diagnóstico e da assistência
Das 17h05 às 17h25
Mesa-redonda – Parcerias globais contra a RAM: ciência, política e cooperação por um futuro sustentável
Das 17h25 às 17h55
Além de discutir o papel do diagnóstico laboratorial na prevenção da RAM e na tomada de decisões clínicas e epidemiológicas, o evento destacará os riscos agravados pela crise climática, que acelera a disseminação de microrganismos resistentes e compromete a eficácia de medicamentos essenciais.
“A COP-30 é um momento histórico para reforçar que clima e saúde são agendas inseparáveis. A resistência antimicrobiana cresce silenciosamente e já provoca milhões de mortes por ano no mundo. Diagnosticar com rapidez e precisão é salvar vidas e preservar a eficácia dos antibióticos para o futuro”, afirma Leo Teixeira, da bioMérieux Brasil.
A programação será transmitida no YouTube do Instituto Evandro Chagas: https://www.youtube.com/@InstitutoEvandroChagas
Líder mundial na área de diagnóstico in vitro desde 1963, a bioMérieux está presente em 45 países e atende mais de 160 países com o apoio de uma ampla rede de distribuidores. Em 2024, o faturamento atingiu € 4 bilhões, com mais de 93% das vendas realizadas fora da França.
A bioMérieux fornece soluções de diagnóstico (sistemas, reagentes, software e serviços) que determinam a origem de doenças e contaminações para melhorar a saúde dos pacientes e garantir a segurança do consumidor. Seus produtos são utilizados principalmente no diagnóstico de doenças infecciosas. Também são utilizados na detecção de microrganismos em produtos agroalimentares, farmacêuticos e cosméticos.
Serviço:
Resistência aos Antimicrobianos e Saúde Única: o compromisso Brasil-França na COP-30
Data: 13 de novembro de 2025.
Horário: das 16h às 18h.
Estande IEC – Green Zone, COP-30 – Belém (PA).
Transmissão ao vivo: @InstitutoEvandroChagas no YouTube.
Negócios Novo RH transforma gestão de pessoas em motor de crescimento
Negócios ICSC sinaliza boas perspectivas para os consórcios em 2026
Negócios Brasileiro consolida atuação no setor de importação nos EUA
Negócios Empreendedorismo: brasileiros buscam segunda fonte de renda
Negócios Brasil lidera prazos mais longos de pagamento em 2025
Negócios Contabilidade impulsiona gestão na construção civil Mín. 12° Máx. 26°
Mín. 11° Máx. 31°
Tempo nubladoMín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsas