A Klüber Lubrication, empresa do Grupo Freudenberg que desenvolve e produz lubrificantes, graxas e óleos para mais de 30 indústrias, marcou presença mais uma vez na Brazil Windpower 2025, evento de energia eólica para a América Latina que ocorreu em São Paulo (SP). Nessa edição, além da sua linha específica de lubrificantes para o setor, a empresa trouxe como novidade as soluções dentro do cenário do “curtailment”, ou seja, as limitações forçadas que ocorrem na geração de energia. A gerente de mercado Isabela Carrer e o time de especialistas receberam os visitantes no estande C-70.
Mesmo com vento suficiente e equipamentos em pleno funcionamento, a geração de energia eventualmente precisa ser interrompida devido a limitações técnicas, regulatórias ou de infraestrutura. Essa realidade, já conhecida no mercado brasileiro, impacta a eficiência operacional e a rentabilidade dos projetos. Na relação entre o curtailment e a gestão da manutenção das turbinas eólicas, a lubrificação serve para otimizar a operação, reduzir custos e prolongar a vida útil dos equipamentos.
“Com o avanço da energia eólica e o aumento da complexidade operacional dos parques, a lubrificação deixou de ser um detalhe técnico para se tornar parte central da gestão dos ativos. Por isso, quando relacionamos ao curtailment, estamos pensando em antecipação, em evitar perdas desnecessárias e em ampliar a autonomia operacional dos parques. As soluções fornecem um gerenciamento proativo da lubrificação, visando mitigar essa ocorrência e otimizar a eficiência”, analisa a gerente de mercado.
Os destaques foram os lubrificantes destinados aos rolamentos principais:
“Em testes de campo e aplicações reais, ela tem demonstrado redução de vibração e temperatura em rolamentos com desgaste ou defeitos iniciais; melhora temporária nas condições operacionais, mesmo com danos já presentes; capacidade de prolongar o uso do componente até a próxima parada planejada e minimização do risco de parada emergencial da turbina”, acrescenta Carrer.
Uma outra solução da Klüber Lubrication em destaque foi:
“Para que o setor eólico continue se desenvolvendo de forma sustentável e segura, será essencial equilibrar inovação, investimento em infraestrutura e estratégias operacionais robustas, especialmente na gestão desses ativos críticos. Por isso, foi tão importante para a Klüber Lubrication estar presente mais uma vez na Brazil Windpower, para ouvir o que o mercado está pedindo e poder criar soluções em conjunto que abrangem todos os pontos de lubrificação”, finaliza Isabela Carrer.
Negócios Cooperativa de crédito pode adotar modelo de perda esperada
Negócios Lei garante direitos específicos para radiologistas
Negócios Parceria bioMérieux–Unimed PR fortalece combate à sepse
Negócios Além do Enem: faculdades inovam na seleção de futuros líderes Mín. 14° Máx. 22°
Mín. 13° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 14° Máx. 32°
Tempo limpo