A Vigilância Sanitária de Suzano participou do 160º Fórum Regional em Saúde do Trabalhador do Alto Tietê, realizado na última sexta-feira (31/10), no Restaurante Nhá Luz, em Salesópolis. O encontro teve como objetivo discutir normas e diretrizes voltadas à segurança no trabalho em serrarias, reforçando a importância de ambientes laborais seguros e regulamentados.
O evento foi promovido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – Regional Guarulhos, em parceria com a Vigilância Sanitária de Salesópolis. Também estiveram presentes conselheiros, gestores e representantes sindicais. Suzano foi representada pelo engenheiro Christyan Pereira Keller Condé e pela farmacêutica Flávia Marchetti Rodrigues do Nascimento, ambos integrantes da equipe de autoridades sanitárias do município.
Durante o encontro, os participantes abordaram ações de fiscalização do cumprimento das Normas Regulamentadoras (NRs), com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. As discussões destacaram a NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) e a NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), que também se aplica a carpintarias e serrarias.
Entre os principais temas debatidos estiveram a identificação e o mapeamento de riscos presentes nos ambientes de trabalho, como acidentes com máquinas pesadas (serras circulares e de fita), riscos ergonômicos decorrentes de levantamento de peso, movimentos repetitivos e posturas inadequadas.
Também foram analisados os riscos físicos (ruído, calor e iluminação inadequada), os riscos químicos (poeira de madeira, fumos e gases tóxicos) e os riscos biológicos, que podem causar doenças respiratórias e dermatológicas nos trabalhadores expostos.
O uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foi outro ponto central do debate, com destaque para o uso de luvas, óculos de proteção, protetores auriculares, máscaras com filtro, botas e capacetes. Além disso, foi enfatizada a necessidade de capacitação contínua dos trabalhadores sobre os riscos e os procedimentos seguros de operação e manutenção de máquinas.
A diretora de Vigilância Sanitária de Suzano, Carmen Lorente, ressaltou a importância da participação do município no fórum: “Buscamos trocar experiências e aprimorar nossas práticas de fiscalização. Nosso compromisso é garantir que os trabalhadores atuem em condições adequadas e seguras, prevenindo riscos à saúde e à integridade física”, afirmou.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão