O ônibus movido a biometano lançado pela Prefeitura de Suzano em 3 de outubro já apresenta resultados positivos. Segundo balanço da concessionária Radial Mais Transporte, responsável pelo serviço municipal, o veículo economizou mil litros de diesel nos primeiros 3 mil quilômetros rodados, durante os 19 dias iniciais de operação.
O levantamento considerou a atuação do ônibus nas linhas 10 TR (Estação Suzano – Vila Fátima) e 16 TR (Estação Suzano – Jardim Brasil), entre os dias 9 e 28 de outubro. Nesse período, o transporte atendeu 3.531 passageiros, percorrendo trajetos que ligam o centro à região sul da cidade.
Tecnologia limpa e economia circular
Desenvolvido em parceria entre a administração municipal, a Radial Mais Transporte, a MWM e a Comgás, o ônibus foi encarroçado em um modelo Marcopolo Torino e adaptado para operar exclusivamente com biometano — combustível renovável produzido a partir da purificação do biogás.
O uso do biometano contribui para a economia circular, aproveitando gases provenientes de aterros sanitários e estações de tratamento. A tecnologia permite a preservação de mais de 6 mil árvores, a redução de 95% das emissões de dióxido de carbono (CO₂) e a economia de até 60 mil litros de diesel por ano. Além disso, o veículo opera de forma mais silenciosa, reduzindo a poluição sonora e oferecendo maior conforto aos passageiros.
Itinerários atendidos
O ônibus de biometano atende atualmente as linhas:
- Linha 10 TR – Estação Suzano / Vila Fátima: ruas Dr. Prudente de Moraes (SP-66), Benjamin Constant, Tiradentes, Baruel, rodovia Índio Tibiriçá (SP-31), Acassio Batista Nazareth, Nicácio da Silva Bastos, José de Araújo Júnior, Tadeu Marcelo da Silva, Santa Clotilde, Cleberson Leal Cardoso, Sebastião Moreira, Fernando Rogério Gomes, Sebastião Bastos da Silva e Baruel, além da avenida Antônio Marques Figueira.
- Linha 16 TR – Estação Suzano / Jardim Brasil: ruas Dr. Prudente de Moraes, Benjamin Constant, Tiradentes, Baruel, rodovia Índio Tibiriçá, Mussi Jorge Antônio, avenidas Reno Cardoso, Belém e Jonas Profeta de Carvalho, além das ruas Jairo dos Santos, Odilio Cardoso, estrada do Koyama, Antônio Inácio, Valdir Ferreira de Jesus, José Gomes do Nascimento e Emerson Conde Soares Giacomini.
Compromisso ambiental e inovação
“Estamos iniciando bem essa experiência, que se alinha às práticas sustentáveis da administração municipal. Preservamos o meio ambiente ao colocarmos nas ruas um ônibus que polui menos, e também melhoramos a qualidade das viagens, com um veículo mais silencioso. A implementação da tecnologia mostra nossa intenção de modernizar a gestão com ações que se mostram exitosas”, afirmou o prefeito Pedro Ishi.
O projeto reforça o compromisso da Prefeitura de Suzano com a mobilidade sustentável e a inovação ambiental, consolidando o município como referência regional em políticas públicas voltadas à redução de emissões e à melhoria da qualidade de vida urbana.