A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano está finalizando um novo protocolo de transporte sanitário, que tem como objetivo reforçar a segurança, a qualidade e a eficiência no atendimento aos pacientes. A medida abrangerá tanto os deslocamentos entre as unidades do município quanto os encaminhamentos para hospitais e clínicas de outras cidades.
Estrutura e importância do transporte sanitário
O serviço realiza, em média, 210 atendimentos por dia e conta com uma equipe composta por 25 motoristas, 10 profissionais de enfermagem e 4 servidores administrativos. A frota inclui 9 ambulâncias básicas, 10 minivans e 19 micro-ônibus terceirizados, sendo quatro adaptados para acessibilidade.
Para marcar o avanço no setor, o diretor do Transporte Sanitário, Mizael Rotta, e a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Sheila Breda, promoveram uma atividade na última sexta-feira (24/10), em frente ao Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, apresentando a estrutura e o funcionamento do serviço à população.
Padronização e segurança no transporte de pacientes
O novo protocolo definirá os procedimentos de segurança e atendimento que devem ser seguidos por motoristas e equipes de enfermagem, garantindo o correto manuseio e estabilização dos pacientes durante o deslocamento. A normatização também estabelecerá critérios sobre o tipo de veículo, equipe e equipamentos utilizados em cada situação, promovendo a uniformidade em todas as etapas — desde a solicitação até o desembarque.
Com essa padronização, o atendimento passará a ter critérios unificados, reduzindo riscos de acidentes e garantindo o mesmo padrão de excelência em todos os trajetos. O protocolo também prevê capacitação das equipes para lidar com emergências e situações imprevistas durante o transporte.
Atendimentos realizados e abrangência
O transporte sanitário é fundamental para o deslocamento de pacientes que realizam tratamentos de hemodiálise, oncologia, fisioterapia e outros procedimentos clínicos. O serviço também atende pessoas acamadas e pacientes encaminhados para consultas e exames em unidades de referência fora de Suzano, conforme regulação do Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp), antigo Cross.
Além disso, o serviço apoia o deslocamento entre unidades municipais, como o trajeto entre o Pronto Atendimento de Palmeiras e o Hospital e Maternidade de Suzano, e entre os postos da Atenção Básica e a RUE. As ambulâncias também ficam à disposição em eventos públicos e durante os dias de grande movimento no Parque Municipal Max Feffer. Outro ponto atendido é o Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), especializado em álcool e drogas, que funciona 24 horas por dia.
“Estamos em contato permanente com todas as outras áreas da Saúde para garantir os atendimentos que são devidos. Esse protocolo fortalece nosso trabalho e proporciona mais qualidade no transporte que realizamos diariamente”, afirmou o diretor Mizael Rotta.
“Buscamos implementar ações para manter o alto nível do nosso atendimento em todos os momentos em que os pacientes precisam dos nossos serviços. Com essa normatização, ampliaremos nossa capacidade de trazer mais bem-estar para a população”, destacou o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira.
Gestão integrada e melhoria contínua
Segundo a Secretaria de Saúde, o novo protocolo reforça o compromisso da administração municipal em manter um sistema de transporte sanitário eficiente, seguro e humanizado, integrando equipes e tecnologias para garantir o melhor atendimento aos pacientes dentro e fora da cidade.