Mogi das Cruzes GCM em ação

GCM de Mogi das Cruzes captura quatro procurados e reforça atuação com tecnologia

Smart Mogi e equipes da Deac foram fundamentais nas ações durante o fim de semana

20/10/2025 18h17
Por: Redação
Segurança - PMMC
Segurança - PMMC

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes capturou quatro procurados pela Justiça durante o último fim de semana. Entre os detidos estavam criminosos com mandados por homicídio, roubo e estelionato. Todos foram encaminhados à Central de Flagrantes da Polícia Civil e permaneceram à disposição da Justiça.

“As capturas são resultado de uma série de investimentos realizados pela Prefeitura, por determinação da prefeita Mara Bertaiolli. São ações que envolvem tecnologia, como o Smart Mogi, e o fortalecimento da presença da GCM, com a criação da Deac. Esses dois projetos foram fundamentais para as ocorrências deste fim de semana.” — explicou o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito.

Reconhecimento facial identifica procurado por homicídio

Na manhã de sábado (18), as câmeras do Smart Mogi — sistema de monitoramento com reconhecimento facial — identificaram um homem procurado por homicídio no Terminal Estudantes. A viatura mais próxima foi acionada e realizou a captura ainda na plataforma do terminal. Segundo o registro criminal, o homem tinha uma pena pendente de 14 anos em regime fechado.

O Smart Mogi foi inaugurado em setembro e está integrado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, permitindo a identificação automática de pessoas com mandado de prisão.

Perseguição e captura na rodovia Mogi-Dutra

Já à noite, guardas civis que participavam da Diária Especial por Atividade Complementar (Deac) abordaram um homem procurado por estelionato na rodovia Mogi-Dutra. A equipe iniciou perseguição após notar uma motocicleta sem placas e conseguiu interceptar o suspeito após cerca de 15 quilômetros. Ele foi preso e a motocicleta apreendida.

Mais capturas em bairros da cidade

Também no sábado, a GCM foi acionada para dar apoio ao Samu em uma ocorrência no Jardim Santista. Durante a verificação, com apoio da Polícia Militar, constatou-se que o homem envolvido era procurado pelo crime de roubo.

Na Vila Cintra, a corporação foi acionada após uma discussão de trânsito. Um dos motoristas aparentava estar armado e, ao checar a documentação, o Centro de Operações Integradas (COI) confirmou a existência de mandado de prisão contra ele. O homem também foi encaminhado à Central de Flagrantes.

Investimentos ampliam segurança em Mogi

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem investindo em tecnologia e estrutura para reforçar a segurança pública. Em setembro, foi inaugurado o Smart Mogi, com câmeras de reconhecimento facial integradas ao sistema estadual Muralha Paulista. O projeto já opera com 210 câmeras e será expandido para 658 pontos em toda a cidade.

O município também implantou a Deac, programa que permite que guardas civis atuem em horários de folga, aumentando o efetivo em até 25%. O investimento mensal é de cerca de R$ 240 mil.

Outras ações incluem a contratação de 64 novos guardas civis, a compra de uniformes e coletes balísticos (R$ 1,7 milhão), o lançamento do aplicativo SOS Mulher Mogiana — voltado a mulheres com medidas protetivas — e a reativação da base da GCM na praça Oswaldo Cruz, que agora funciona 24 horas por dia.

A Prefeitura também ampliou a integração entre a GCM, a Polícia Militar e a Polícia Civil em operações conjuntas e ações regionais, garantindo respostas mais rápidas e eficazes.

Contato e serviços

A população pode acionar a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes pelo telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona 24 horas por dia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.