O yakisoba do Bunka Matsuri recebeu o selo de certificação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac) por preservar a receita tradicional que tornou o prato um patrimônio imaterial de Suzano. A entrega do título foi realizada no último sábado (20/09) pelo prefeito Pedro Ishi, durante a abertura da 14ª edição do evento na sede da Associação Cultural e Esportiva Agrícola de Suzano (Aceas) Nikkey, no bairro Chácaras Reunidas Guaió.
O prefeito esteve acompanhado do presidente do Compac, Renan de Lima Franco, e dos representantes do Aceas Nikkey, Carlos Hiraoka e Yugi Yamagami, além do secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, e do presidente da Câmara, Artur Takayama.
“Com a aprovação do tombamento, reforçamos a importância do yakisoba do Bunka Matsuri na cultura e na identidade da cidade. Nossa cidade tem uma relação profunda com a cultura japonesa e o yakisoba é um símbolo disso. Essa decisão reconhece a atuação de todos que trabalham para garantir o evento e a confecção do prato, que valoriza as tradições orientais.” – Pedro Ishi, prefeito de Suzano.
Patrimônio imaterial de Suzano
O prato passa a integrar a lista de receitas reconhecidas com o mesmo certificado, que já inclui o yakisoba da Seicho-No-Ie, contemplado em agosto com o Selo de Tombamento e a Certificação de Mestres do Saber. O reconhecimento é resultado do processo iniciado em 27 de março deste ano, quando o yakisoba de Suzano foi oficialmente tombado como o primeiro patrimônio imaterial do município, em reunião no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi.
Autoridades e representantes presentes
A solenidade contou também com a presença do presidente da Associação Cultural Suzanense – Bunkyo, Reinaldo Katsumata; do vice-diretor da Fundação Japão em São Paulo, Keita Yamada; do presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Noritaka Yano; do vice-presidente do Enkyo, Jun Suzaky; da diretora do Cenibras, Keiko Anraku; e do ex-vereador Luiz Higashi.