Sexta, 19 de Setembro de 2025 15:00
Geral São Paulo

Da Fundação Casa para o Enem: jovens do interior de SP já colhem frutos de projeto-piloto que será ampliado

Iniciativa “Eu no Enem”, em parceria com Instituto SEB, une oficinas online e capacitação de colaboradores e abre novas perspectivas para adolescen...

19/09/2025 07h07
Por: Redação Fonte: Secom SP
No Casa São Carlos, 16 adolescentes se reúnem à noite para participar das aulas conduzidas pelo agente educacional Benjamin Campos.
No Casa São Carlos, 16 adolescentes se reúnem à noite para participar das aulas conduzidas pelo agente educacional Benjamin Campos.

Em meio às rotinas dos Centros de Atendimento da Fundação Casa, vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, no interior paulista, uma experiência piloto está mudando a forma como adolescentes em medida socioeducativa se preparam para o futuro. O projeto “Eu no Enem”, realizado em parceria com o Instituto SEB, começou de forma experimental em São Carlos e Ribeirão Preto, com oficinas online para jovens e capacitação de colaboradores. Deu tão certo que agora a previsão é expandir para mais centros da Fundação – inicialmente na região e, posteriormente, para outras unidades do estado.

No Casa São Carlos, 16 adolescentes se reúnem à noite para participar das aulas conduzidas pelo agente educacional Benjamin Campos. Enquanto estudam para o Enem, alguns também se preparam para o Encceja, exame que garante certificação de jovens e adultos e que será aplicado em setembro. No Casa Rio Pardo, em Ribeirão Preto, duas turmas com sete adolescentes já começaram a rotina de estudos sob orientação do agente educacional Carlos Alberto Oliveira. O Casa Ribeirão Preto, por sua vez, prepara sua equipe para também implementar a iniciativa.

O que começou como uma aposta em formato piloto agora é visto como modelo a ser seguido. Para a diretora regional da Divisão Regional 4 (DR4) – responsável pelos Casas São Carlos e Rio Pardo -, Edneia Ferreira Rodrigues Reganhan, a força do projeto está em abrir horizontes: “Nosso objetivo é que todos os centros da regional promovam as oficinas com os jovens, pois elas são um incentivo fundamental para que eles possam enxergar novas possibilidades por meio da educação, ampliando horizontes e fortalecendo sua autonomia.”

A presidente da Fundação Casa, Claudia Carletto, reforça a dimensão transformadora da proposta: “A inclusão, por meio da educação, é um dos pilares da ressocialização. Quando oferecemos oportunidades de aprendizado, contribuímos não apenas para o futuro dos adolescentes, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e segura.”

Com o sucesso do piloto, a expectativa é que cada vez mais adolescentes em medida socioeducativa tenham acesso às oficinas “Eu no Enem”, ampliando oportunidades e mostrando que a educação pode ser o fio condutor de uma nova história.

Sobre a Fundação Casa

A Fundação Casa aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.