Teve início na manhã desta quarta-feira (17/9) a nova etapa da regularização fundiária na Vila Nova União, conduzida pela Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária. De acordo com o cronograma apresentado aos moradores em reunião na segunda (15/9), equipes técnicas percorrem as residências da quadra 72 e, nos próximos dias, seguirão pelas demais quadras do bairro.
Contexto e orientação
O encontro de 15/9, realizado no auditório do CEU, reuniu cerca de 300 pessoas e detalhou as etapas do processo. A Secretaria reforça que todo o procedimento é gratuito, sem cobrança de taxas, e transforma lotes e casas irregulares (sem escritura) em propriedades legais, com documentação apta para venda e transmissão por herança.
Declarações
“Após as duas ótimas reuniões que fizemos, o trabalho já começou com a equipe técnica percorrendo as casas e dialogando com os moradores. A prefeita Mara Bertaiolli quer que estejamos sempre em contato com a população, levando informações e mantendo um diálogo permanente. E é importante reforçar que todo o processo é absolutamente gratuito, sem a cobrança de nenhum tipo de taxa ou valor”, afirmou o secretário Romildo Campello, ao lado da adjunta Silvia Zamai.
Cronograma de visitas
- 17/09 — Quadra 72
- 19/09 — Quadra 49-A
- 22/09 — Quadra 49-B
- 24/09 — Quadra 49-C
- 26/09 — Quadra 49-D
Observação: caso os proprietários não sejam localizados na data prevista, serão realizadas visitas posteriores.
Documentos necessários para o cadastro
- RG e CPF do proprietário e, se houver, do cônjuge;
- Dois comprovantes de residência: um antigo (5 anos ou mais) e um atual;
- Contrato de compra e venda (se houver);
- Certidão de nascimento/casamento atualizada.
Histórico recente
Em Jundiapeba, trabalho semelhante foi realizado entre maio e junho, com o cadastro de moradores concluído em campo. A regularização fundiária do distrito segue agora em tramitação administrativa.