A prefeita Mara Bertaiolli vistoriou nesta quinta-feira (11/9) o terreno que abrigou o antigo escritório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), localizado no bairro do Socorro, entre as avenidas João XXIII, Engenheiro Miguel Gemma e Julio Perotti. A área de 8,6 mil metros quadrados foi oficialmente retomada por Mogi das Cruzes nesta semana, após oito anos de processo paralisado, e receberá um novo Complexo Educacional.
“Retomamos esta área nobre, com uma localização privilegiada e que foi esquecida nos últimos oito anos. É um terreno que chega sem custos para Mogi das Cruzes, pois recuperamos um processo de doação e vamos reservá-lo para um Complexo Educacional inovador, com a melhor tecnologia e levando ensino e cultura aos alunos. Este é mais um presente de aniversário para Mogi das Cruzes, no mês em que a cidade comemora seus 465 anos”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
O vice-prefeito Téo Cusatis oficializou a retomada do terreno na quarta-feira (10/9), durante audiência no DER em São Paulo com o vice-presidente Maurício Máximo. Também participaram da reunião os secretários municipais João Francisco Chavedar (Planejamento e Urbanismo) e Nilmar de Cássia Ferreira (Obras e Infraestrutura).
No dia seguinte, Mara e Téo vistoriaram a área acompanhados do engenheiro Fernando Satto Nunes de Moraes, da regional de Mogi das Cruzes. A prefeita destacou a localização privilegiada, próxima ao principal shopping da cidade e a importantes corredores viários, com ampla oferta de transporte coletivo, conectando a região central a áreas densamente povoadas e ao distrito de Cezar de Souza.
As primeiras tratativas para a cessão do terreno começaram em maio de 2011. Em março de 2013, o então governador Geraldo Alckmin autorizou a cessão da área de 8.639,74 m² ao município. Em novembro de 2013, foi emitido o Termo de Permissão de Uso nº 005 para a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Entre 2014 e 2015, o local foi reservado para estudos de implantação de equipamento educacional. Porém, entre 2017 e 2024, o processo permaneceu paralisado. A retomada em 2025 devolve à cidade um espaço estratégico, agora destinado a um Complexo Educacional moderno e inovador.