O município de Suzano alcançou o 1º lugar no Ranking de Competitividade dos Municípios ao se destacar nas ações de combate ao desmatamento ilegal e de destinação correta do lixo. A avaliação considerou 418 cidades de todas as regiões do Brasil, reconhecendo as práticas que mais contribuem para o bem-estar da população e a preservação ambiental.
O levantamento foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), instituição suprapartidária que busca fortalecer a gestão pública e desenvolver líderes capazes de enfrentar os desafios nacionais. Segundo a organização, Suzano liderou os subgrupos “Meio Ambiente” e “Saneamento”, com destaque nos itens de preservação ambiental e manejo de resíduos.
Fiscalização ambiental em Suzano
Desde abril de 2022, a cidade conta com o Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC), que já interrompeu quase 40 crimes ambientais. A iniciativa conta com apoio da Sala de Operação de Fiscalização Integrada em Mananciais (Sofim) e parceria com órgãos estaduais, municipais e forças policiais.
Entre as infrações combatidas estão parcelamentos irregulares de solo, construções ilegais, supressão de vegetação nativa e degradação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Gestão de resíduos sólidos
Outro ponto que garantiu a liderança de Suzano foi a política de gestão de resíduos sólidos, que inclui:
- Ecopontos – recebem materiais de construção civil, recicláveis e resíduos de poda em diferentes bairros da cidade.
- Central de Triagem do Miguel Badra – atua em parceria com a cooperativa Univence na coleta seletiva.
- Operação Cata-Treco – recolhe móveis, eletrodomésticos e outros itens descartados pela população.
- Caçamba Verde – sistema pioneiro no Alto Tietê para monitorar a destinação correta de resíduos da construção civil.
Declarações
“Temos uma mobilização para garantir a fiscalização das nossas áreas de preservação. É um trabalho estruturado desde a gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, que hoje seguimos ampliando para proteger nossos recursos naturais.”
“Nosso trabalho é atuante e vigilante contra práticas que ameaçam o ecossistema. Quando preservamos a qualidade da água dos mananciais, garantimos qualidade de vida à população.”