A Vila de Luís Carlos será o cenário do lançamento do projeto “Guararema Fantástica – Lendas em Realidade Virtual”, nos dias 6 e 7 de setembro. A iniciativa combina literatura, cultura local e tecnologia imersiva em uma experiência inédita, realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio da Prefeitura de Guararema por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e execução do Governo Federal via Ministério da Cultura.
Experiência digital e imersiva
O projeto disponibiliza ao público um e-book gratuito, de autoria do jornalista e escritor Nereu Leme, e uma vivência em realidade virtual no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Vila de Luís Carlos. As narrativas, inspiradas em lendas e tradições do município, podem ser acessadas digitalmente por QR Code e vivenciadas de forma sensorial com óculos de VR, permitindo que os visitantes mergulhem em cenários fantásticos.
Lendas e histórias locais
Entre as histórias presentes no livro “Voar é Preciso” estão contos como o do menino Carlinhos, que sonha em sobrevoar a cidade; a lenda da ave fantasma Urutau; a passagem pela Floresta Encantada; e a narrativa do Buraco da Onça. A experiência também será levada às crianças da Escola Municipal “Keisaburo Honda”, no bairro Cerejeira, promovendo contato com a literatura e incentivo ao reconhecimento das tradições regionais.
Produção e equipe artística
A produção em realidade virtual é assinada por Thiago Capella, com coordenação da atriz e diretora teatral Mariana Leme. O projeto conta ainda com a participação dos artistas Luiza Novaes, Aloísio Oliveira e Marcos Pê, garantindo uma experiência cultural rica e inovadora para todos os visitantes.