A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Integração da Cidadania (CIC), realizou 901.950 atendimentos no primeiro semestre de 2025. As ações são feitas em 17 unidades fixas e 3 unidades móveis, distribuídas entre serviços públicos (449.879 atendimentos) e atividades comunitárias (437.631 atendimentos).
Os serviços mais procurados incluem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Cidadania Itinerante, CadÚnico, Saúde (Testagens rápidas de ISTs, vacinação e orientações), o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Totem Poupatempo, Procon, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), Detran, INSS e emissão de segundas vias de certidões. Além disso, houve aumento nos atendimentos realizados pelas vans de serviços móveis, como Descomplica, INSS, Procon e CDHU.
As ações de empregabilidade atenderam 22.082 pessoas por meio de processos seletivos, mutirões de emprego, feiras e oficinas de currículo. Destacaram-se os CICs Oeste, Jundiaí, Norte, Francisco Morato, Ferraz, Campinas, Juquiá, Imigrantes e Sul. Foram 40.921 atendimentos em parceria com programas de apoio ao trabalhador, como o PAT, o Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda, o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) e o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe).
Neste semestre foram 91 atividades programadas, entre eles o casamento comunitário, realizado no Cantareira Norte Shopping, que reuniu 100 casais e mais de 1.400 convidados. As unidades promoveram 277 palestras e rodas de conversa, com a participação de 11.715 pessoas, abordando temas como direitos das mulheres, prevenção ao uso de drogas e combate à violência contra crianças e idosos.
Os CICs também efetuaram a doação de 38.105 itens, entre cestas básicas, alimentos, roupas e leite, além da distribuição de 33.750 preservativos. As oficinas contaram com a participação de 17.610 pessoas e cursos profissionalizantes que capacitaram 5.997 alunos, com o apoio de instituições como Senac, Sebrae, Ceprocamp e Fundação Paulistana.
No atendimento às mulheres, 325 vítimas de violência foram acolhidas pelos Centros de Auxílio à Mulher (CAM) nas unidades de Ferraz, Norte, Oeste e Leste. Os totens do Poupatempo nesses espaços formalizaram 26.609 atendimentos, com maior destaque para as unidades de Ferraz, Feitiço da Vila, Grajaú, Pirapora, Leste e Norte.
As três unidades móveis do projeto Cidadania Itinerante realizaram 50.604 atendimentos durante o período, visitando 121 municípios em diversas regiões do estado, incluindo a capital paulista. A iniciativa busca aproximar os serviços públicos das comunidades, facilitando o acesso em locais onde o deslocamento até os centros fixos pode ser dificultado.
São Paulo Fim de ano: MIS Experience tem horário estendido para público visitar a exposição sobre ‘O Pequeno Príncipe’
São Paulo Em três anos, Governo de SP criou 12 novas unidades para o Centro Paula Souza
Geral O ano de 2025 pelas lentes da Agência Brasil
São Paulo Biópsia líquida avança como ferramenta para detectar mutações em câncer de pulmão
São Paulo Ferramentas de metrologia melhoram análise de cachaça e vodca em laboratórios
São Paulo Abre e fecha no Natal: confira o funcionamento dos serviços estaduais Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado