A Fundação Procon-SP deu um passo importante rumo ao fortalecimento da economia circular e ao cumprimento de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com a criação de um grupo de trabalho dedicado a orientar empresas que atuam com produtos usados.
O setor, considerado estratégico para uma economia mais sustentável, passa a contar com uma iniciativa inédita voltada à promoção de boas práticas, segurança jurídica e relações de consumo equilibradas.
O primeiro encontro do grupo foi realizado com representantes da Alvesp (Associação dos Lojistas de Veículos do Estado de São Paulo) e do Sindiauto, marcando o início de uma série de ações voltadas ao segmento de veículos usados — mercado que movimentou mais de 15 milhões de unidades no Brasil em 2024. A reunião teve como objetivo principal discutir formas de esclarecer a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nesse setor, que impacta diretamente milhões de brasileiros.
Entre as primeiras medidas previstas para o setor de veículos usados está a elaboração conjunta de uma cartilha prática, voltada a orientar lojistas e consumidores sobre os principais direitos e deveres previstos na legislação. Além disso, será reforçada a divulgação do canal exclusivo de atendimento a fornecedores, já disponível na Fundação Procon-SP, que esclarece dúvidas e oferece suporte técnico a fornecedores de diferentes áreas.
De acordo com o Procon-SP, o grupo de trabalho, inicialmente voltado ao comércio de veículos usados, será ampliado em breve para contemplar outros segmentos que atuam com produtos de segunda mão — como eletroeletrônicos, móveis, vestuário, livros e outros bens duráveis. O objetivo é contribuir para a formalização e profissionalização dos setores, estimulando relações de consumo mais seguras, sustentáveis e transparentes.
“A criação desse grupo de trabalho reforça o papel do Procon-SP não apenas como fiscalizador, mas como parceiro na construção de soluções que beneficiem toda a sociedade. A reutilização de produtos é um vetor importante para a sustentabilidade e merece ser fortalecida com orientação e diálogo”, afirma Luiz Orsatti Filho, diretor executivo da Fundação Procon-SP.
A iniciativa está alinhada com metas da Agenda 2030 da ONU, especialmente com os ODS 3 (a saúde e bem-estar), ODS 11 (a criação de cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação), dentre outros, contribuindo para a consolidação de um modelo de desenvolvimento mais equilibrado e ambientalmente responsável.
Também com o objetivo de trabalhar para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços no setor automotivo, o Procon-SP recebeu representantes do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, interessados em desenvolver ações de cooperação que promovam as boas práticas no setor, em busca de maior transparência e confiabilidade para os consumidores deste importante segmento.
São Paulo Fim de ano: MIS Experience tem horário estendido para público visitar a exposição sobre ‘O Pequeno Príncipe’
São Paulo Em três anos, Governo de SP criou 12 novas unidades para o Centro Paula Souza
Geral O ano de 2025 pelas lentes da Agência Brasil
São Paulo Biópsia líquida avança como ferramenta para detectar mutações em câncer de pulmão
São Paulo Ferramentas de metrologia melhoram análise de cachaça e vodca em laboratórios
São Paulo Abre e fecha no Natal: confira o funcionamento dos serviços estaduais Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado