Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, Mogi das Cruzes preparou uma programação especial para destacar a luta, resistência e protagonismo das mulheres negras nas Américas e no Caribe.
Um dos destaques é a exposição “Pin Up Pretas”, que ocorre no Piso 1 do Patteo Urupema Shopping. A mostra reúne 16 retratos impactantes de mulheres negras de Mogi e região, com curadoria de Amanda Carmo e fotografias de May Rebello. A exposição poderá ser visitada a partir de sexta-feira (18) e seguirá até 31 de julho.
Com apoio da Secretaria Municipal da Mulher, a exposição é uma homenagem à identidade, resistência e empoderamento feminino, por meio de releituras modernas do universo pin-up.
Outro ponto alto da programação é o Festival da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria Municipal da Mulher. O evento será realizado no dia 31 de julho (quarta-feira), das 19h às 22h, no Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica).
O festival contará com apresentações musicais, manifestações artísticas, homenagens e exposições de projetos sociais voltados à valorização da mulher negra. Durante a programação, o Conselho Municipal de Proteção e Igualdade Racial (Compir) fará uma homenagem especial a mulheres que se destacam em suas comunidades.
“Celebrar o mês da mulher negra é reafirmar a importância de políticas públicas que promovam igualdade, dignidade e oportunidades. O festival será uma grande homenagem à força, à beleza e à diversidade da mulher negra em Mogi das Cruzes”, destaca Lívia Bolina, secretária municipal da Mulher.
A prefeita Mara Bertaiolli reforça o compromisso da cidade com ações que promovem inclusão e representatividade.
“A presença da mulher negra em todos os espaços da sociedade deve ser reconhecida, respeitada e celebrada. Mogi segue firme no caminho da inclusão e da valorização da diversidade racial e cultural”, afirma a prefeita.
A exposição “Pin Up Pretas” abre as celebrações no dia 18 de julho, às 19h, no Patteo Urupema Shopping. Com curadoria de Amanda Carmo, especialista em estética da pele preta, e fotografias de May Rebello, a mostra reúne retratos de mulheres negras da região que atuam em diversas áreas – de professoras e empresárias a trancistas e manicures.
As imagens desafiam padrões e valorizam a beleza negra em releituras contemporâneas do estilo pin-up.
“A exposição mostra o lugar de pertencimento da mulher negra na sociedade e celebra sua trajetória de luta com orgulho e autenticidade”, afirma Amanda Carmo.
Mín. 8° Máx. 20°
Mín. 8° Máx. 24°
Tempo limpoMín. 10° Máx. 27°
Tempo limpo