Boa parte do consumo de camarão se dá nas praias brasileiras, especialmente durante a alta temporada. Apesar de ser um dos frutos do mar mais apreciados pelos brasileiros, o camarão costuma perder espaço no cardápio durante o inverno, principalmente nas regiões litorâneas do Sudeste, onde a movimentação nas praias diminui consideravelmente com a chegada do frio. Essa variação no consumo está diretamente relacionada ao turismo, às férias e ao clima quente, que estimulam refeições à base de frutos do mar. A sazonalidade é um fator que interfere no comércio de camarão.
No entanto, especialistas do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destacam que o camarão é uma excelente fonte de proteína e nutrientes essenciais, e que seu consumo pode ser mantido ao longo de todo o ano, independentemente da estação.
Rico em selênio, vitamina B12, zinco e ômega-3, o camarão contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, auxilia na saúde cardiovascular e possui baixo teor de gordura. Além disso, por sua versatilidade, pode ser incluído em receitas mais aconchegantes, ideais para os dias frios, como risotos, moquecas, caldos e escondidinhos. Incluir o camarão no cardápio de inverno é uma forma saborosa e saudável de diversificar as refeições e apoiar também os produtores e comerciantes que dependem da cadeia do pescado ao longo de todo o ano.
Para quem deseja manter uma alimentação equilibrada no inverno, o camarão é uma excelente alternativa para variar o consumo de proteínas tradicionais, como carnes vermelhas e frango. Apostar em pratos com frutos do mar pode trazer novos sabores à mesa e ainda proporcionar benefícios importantes à saúde.
De acordo com o pesquisador científico do IP Fábio Sussel, “os dias frios de fato trazem uma tendência natural de escolhas por proteínas que tragam maior sensação de saciedade, como a suína e a bovina. Mas saúde é algo que devemos cuidar o ano todo. Moqueca e caldo de cabeça de camarão, por exemplo, são opções ricas em ômega-3 e que caem muito bem no período do inverno”.
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.
São Paulo Fim de ano: MIS Experience tem horário estendido para público visitar a exposição sobre ‘O Pequeno Príncipe’
São Paulo Em três anos, Governo de SP criou 12 novas unidades para o Centro Paula Souza
Geral O ano de 2025 pelas lentes da Agência Brasil
São Paulo Biópsia líquida avança como ferramenta para detectar mutações em câncer de pulmão
São Paulo Ferramentas de metrologia melhoram análise de cachaça e vodca em laboratórios
São Paulo Abre e fecha no Natal: confira o funcionamento dos serviços estaduais Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado