Suzano conquistou o melhor desempenho entre os municípios do Alto Tietê no Ranking do Saneamento 2025, elaborado pelo Instituto Trata Brasil. A cidade ocupa a 35ª colocação nacional entre as cem maiores do Brasil e se destaca por seus avanços em abastecimento de água, cobertura de esgoto e investimentos per capita.
O levantamento, divulgado em 15 de julho, é baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e analisa critérios como perdas na distribuição, volume de esgoto tratado e investimentos realizados nos últimos cinco anos.
O secretário de Meio Ambiente, André Chiang, atribui o resultado ao esforço conjunto das gestões municipais recentes, com destaque para a atuação do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi e continuidade com o atual prefeito Pedro Ishi.
“Esse resultado é reflexo do compromisso da gestão municipal com o bem-estar da população e com o desenvolvimento sustentável. O acesso à água de qualidade e a ampliação dos serviços de esgotamento sanitário impactam diretamente na saúde pública e na preservação ambiental”, destacou André Chiang.
Já o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, ressaltou o papel das obras estruturais na melhora dos índices.
“Cada obra, cada melhoria na rede, contribui diretamente para elevar a qualidade do saneamento em Suzano. Trabalhamos diariamente por uma cidade mais eficiente e preparada para crescer de forma ordenada”, afirmou.
O destaque fica por conta do índice de perdas na distribuição, que é de apenas 0,88%, um dos menores do Brasil.
A gestão municipal também é reconhecida por sua eficiência na liberação de obras da Sabesp, por meio do sistema de georreferenciamento GeoSuzano, que integra secretarias e agiliza trâmites internos. A boa prática foi destacada pelo assessor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Randolpho Carvalho Fonseca, como exemplo a ser replicado em outras cidades da Região Metropolitana.
Em março, a Sabesp apresentou à prefeitura um plano de investimentos de R$ 598 milhões até 2029 para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto. Desses, R$ 117 milhões já estão em execução dentro do programa “Integra Tietê”.
As obras beneficiarão diretamente 116 mil moradores de 31 bairros, com intervenções em 38 estações elevatórias e redes que somam 92 km de extensão.
As Secretarias de Manutenção, Meio Ambiente, Planejamento Urbano, Habitação e Mobilidade Urbana participam mensalmente de reuniões com a Sabesp para garantir a execução adequada das obras dentro do prazo estipulado. Além disso, há encontros semestrais no Conselho Deliberativo da Unidade Regional (Urae 1) para avaliação regional do plano.
“Estamos falando de quase R$ 600 milhões em obras que transformarão a realidade de milhares de famílias suzanenses. A prefeitura tem acompanhado cada etapa de perto para garantir que todos os compromissos sejam cumpridos e que os benefícios cheguem à população de forma concreta e duradoura”, afirmou o prefeito Pedro Ishi.
O chefe do Executivo destacou ainda o papel histórico da cidade no tema:
“Estamos avançando com planejamento, responsabilidade e diálogo com a população. Saneamento é dignidade, saúde e desenvolvimento, e nosso compromisso é fazer de Suzano uma referência não só no Alto Tietê, mas em todo o Brasil”, concluiu.
A íntegra do estudo pode ser acessada no site oficial do Instituto Trata Brasil: tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2025.
EDP EDP inicia retirada de fiação irregular em mais de 50 ruas de Suzano
Copa do Mundo Serviços essenciais de Suzano serão mantidos durante jogo do Brasil na Copa do Mundo
Casarão Casarão das Artes recebe 4º Encontro de Violão do Profart neste sábado em Suzano
Casa de Cultura População de Palmeiras ganha nova Casa de Cultura e amplia acesso à arte e à educação
Meio Ambiente No Mês do Meio Ambiente, Suzano ultrapassa marca de 500 árvores plantadas em 2026
32º Batalhão Prefeito participa de solenidade de Valorização Militar do 32º Batalhão