Sexta, 18 de Julho de 2025 10:12
Geral São Paulo

‘Comecei com R$ 17 e um sonho’: Caminho da Capacitação leva moradora de Capivari do desemprego ao mercado de beleza

Programa do Governo de São Paulo, em parceria com municípios, oferece cursos gratuitos para qualificação profissional

18/07/2025 07h05
Por: Redação Fonte: Secom SP
Liliane Proença, 41 anos, agora atua como manicure em um dos principais salões da cidade. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
Liliane Proença, 41 anos, agora atua como manicure em um dos principais salões da cidade. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Em poucos dias, Liliane Proença, de 41 anos, saiu do desemprego e se tornou destaque de um dos principais salões de beleza de Capivari. Graças ao programa Caminho da Capacitação , do Governo de São Paulo, ela formou-se em manicure e pedicure, obteve um certificado e agora, incluída no mercado de trabalho, ajuda com as contas em casa.

Moradora de Capivari, Liliane fez parte do primeiro ciclo do Caminho da Capacitação, cuja formação se deu em junho . A iniciativa do Governo de São Paulo oferece cursos gratuitos que qualificam o cidadão para melhores vagas de emprego.

“Transformou a minha vida. Eu não esperava que, através de um curso de dez dias, eu iria conseguir um emprego. Hoje eu tenho uma renda, consigo levar um pouco mais de sustento para minha casa e trabalhar com aquilo que eu gosto”, conta Liliane, que mora com seu marido e mais três filhos.

Cursos gratuitos de capacitação

A manicure descobriu que a carreta do Caminho da Capacitação, junto com o curso de manicure e pedicure, estaria na sua cidade por meio do Instagram da prefeitura. A inscrição, porém, era presencial. Em sua conta do banco, Liliane tinha R$ 17, mas foi suficiente para conseguir chamar um aplicativo de transporte para ir ao local de inscrição e garantir sua presença na qualificação.

“Não tinha dinheiro nem para me locomover. Hoje, a cada 15 dias, eu tenho uma renda. É só o começo. Tenho vontade de dar curso, porque o pouco que eu sei para alguns é muito”, relata. No decorrer dos dez dias de curso, ela conta ter se deslocado três quilômetros a pé ou com carona.

Liliane já havia trabalhado com manicure e pedicure, mas encontrava dificuldades em conseguir um emprego estável pela falta de certificação. Ao fim do Caminho da Capacitação, ela superou o obstáculo: “Financeiramente, hoje eu faço diferença na minha casa. Não é só um curso que eu pinto unhas, eu devolvo auto-estima para muitas mulheres. Hoje eu me encontro realizada”.

Em uma carreta móvel, Caminho da Capacitação oferece cursos gratuitos. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
Em uma carreta móvel, Caminho da Capacitação oferece cursos gratuitos. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O emprego, inclusive, veio até antes do fim das aulas. Victor Armelin, hairstylist e proprietário do salão, soube da aluna por meio da professora do curso e não hesitou em contratá-la. “Acho muito importante o projeto da carreta exatamente para qualificar e ter um início na carreira. Fizemos entrevistas, explicamos as políticas do salão, ela foi aprovada.”

Sobre o programa Caminho da Capacitação

O Caminho da Capacitação integra o SuperAção SP , ação inovadora do Governo do Estado de São Paulo que tem como meta tirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.

Ao todo, mais de 30 carretas com cursos profissionalizantes já estão percorrendo diversos municípios paulistas, oferecendo mais de 40 opções de cursos gratuitos.

A iniciativa, coordenada pelo Fundo Social de São Paulo , tem como foco a qualificação profissional, o incentivo ao empreendedorismo e a geração de renda, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas.

Mais informações sobre os cursos e cronogramas podem ser obtidas diretamente com as prefeituras dos municípios participantes ou no site oficial do programa.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.