O trânsito da região metropolitana de São Paulo, formada pela capital e outras 38 cidades, registrou diminuição de 9,3% no número de mortes em junho na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação ao primeiro semestre deste ano com o mesmo intervalo do ano passado, houve redução de 5,3% nos óbitos do trânsito na região. Os dados são do Infosiga, a plataforma de estatísticas viárias do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP).
O destaque é a redução nas mortes que envolvem pedestres e bicicletas, dois dos grupos mais vulneráveis do trânsito. Entre quem anda a pé, as perdas recuaram 27,6% ante junho de 2024 (de 76 para 55 óbitos) e 5% no semestre em relação ao mesmo período do ano passado (diminuição de 338 para 321 óbitos). Entre os ciclistas, o recuo foi ainda maior: de 36,4% na comparação mensal e de 29,4% na semestral.
As mortes ligadas a sinistros com motocicletas, que tiveram aumento de 2,3% na comparação mensal, mostram estabilidade no semestre, com uma diminuição de 0,4%. Óbitos relacionados a automóveis, por sua vez, embora tenham crescido 70,6% na comparação mensal, apresentam uma diminuição de 12,2% no semestre.
Municípios mais populosos e povoados do estado, São Paulo e Guarulhos estão à frente da melhoria nos números do trânsito. A capital, que acumula uma redução de 7,5% nas mortes no ano e de 3,6% na comparação mensal, teve melhoras em todos os meios de transporte e entre os pedestres.
As bicicletas lideram os bons resultados, com 36,4% menos mortes no segmento (foram 14 no primeiro semestre, contra 22 no mesmo período do ano passado). Em seguida, vêm os óbitos com automóveis, que recuaram 16,4% no ano, de acordo com a comparação semestral.
O grupo dos motociclistas, que reúne as maiores vítimas do trânsito, também teve redução de mortes na cidade de São Paulo: 12,5% na comparação mensal e 7,6% no semestre. Os pedestres vêm em seguida, com queda de 4,7% nas mortes em junho e de 1,6% no primeiro semestre.
Com 31,6% menos mortes no trânsito em junho deste ano, Guarulhos encerrou o semestre com um número 26,5% menor de óbitos. Aqui, chama a atenção o volume de vidas salvas entre os pedestres: o grupo teve menos da metade dos óbitos do ano passado, tanto na comparação mensal (-57,1%) como na semestral (-56,8%). Os sinistros com automóveis também mataram menos no ano, com queda de 26,7%.
Entre os motociclistas, Guarulhos teve 10% menos mortes em junho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2024. A cidade consolida, no semestre, recuo de 9,5% nos óbitos com motocicletas.
São Paulo BEEM amplia acesso ao primeiro emprego e deve chegar a 30 mil estagiários em 2026
São Paulo Centro Paula Souza inclui 34 cursos inéditos nas Etecs e Fatecs entre 2023 e 2025
São Paulo Casa Paulista realiza o sonho da casa própria para 284 famílias em Pirassununga com subsídios estaduais
São Paulo Instituto de Pesca lança campanha para preservação das áreas de maricultura em Ubatuba
São Paulo SP amplia a capacidade de transporte do sistema de Travessias Litorâneas em 34%
São Paulo Fim de ano: MIS Experience tem horário estendido para público visitar a exposição sobre ‘O Pequeno Príncipe’ Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 17° Máx. 33°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 33°
Parcialmente nublado