O Projeto de Lei 4723/24 garante ressarcimento por preterição a militares estaduais mais antigos que não foram beneficiados por leis estaduais que reduziram os intervalos de promoção, beneficiando apenas os militares mais novos.
O texto confere efeito retroativo a essas normas para que todos os militares, independentemente da data de ingresso, sejam promovidos pelos mesmos critérios.
A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.
Segundo o autor do projeto, deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB), diversas leis estaduais têm sido editadas para reestruturar os critérios de promoção nas instituições militares, com redução dos interstícios exigidos para a ascensão por antiguidade.
“Essas alterações frequentemente beneficiam apenas os militares mais novos. A prática é prejudicial à ordem hierárquica e à moral da tropa, uma vez que desconsidera o tempo de serviço e a experiência dos militares mais antigos”, argumenta.
O projeto acrescenta a medida à Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares ( Lei 14.751/23 ).
Próximos passos
O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.
Câmara Projeto propõe corte de gastos públicos para compensar isenções fiscais
Câmara Projeto proíbe taxa mínima de água por unidade em condomínios sem medição individual
Câmara Projeto cria normas para tratamento da doença de Crohn no SUS e facilita acesso a benefícios previdenciários
Câmara Representação Brasileira no Parlasul analisa acordo entre União Europeia e Mercosul nesta terça-feira
Câmara Projeto cria "Escola 4.0" para o ensino técnico
Câmara Conselho de Ética ouve nesta semana deputados sobre a ocupação do Plenário em agosto Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 17° Máx. 24°
ChuvaMín. 16° Máx. 24°
Chuva